quarta-feira, 28 de maio de 2008

Quatro líderes em menos de um mês (II)

Em relação ao comentário do Salvador, gostava só de acrescentar:

1. Em primeiro lugar, parabéns pela operação. Ao Salvador, ao Carlos e à Madalena. O desafio de integração de empresas com dimensão parecida é sempre arrojado, mas daí podem advir ganhos para o novo grupo.

2. Quando escrevi o texto sobre os "Quatro líderes..." não estava a fazer nenhum crítica personalizada. Apenas a constatar que quando quatro pessoas estão a dizer quatro coisas diferentes sobre o mesmo ranking é factual que, mesmo estando todas de boa-fé, três delas estejam forçosamente erradas.

3. O critério do ranking mais acertado é o fee income. Concordo.

Causas da LPM

Fui de manhã assistir ao 1º aniversário do causas.net.
Um trabalho pró-bono da LPM, na área do conselho em comunicação, que integra diversas associações humanitárias e de participação cívica. Um projecto muito interessante, diga-se.
Fui porque - noutras iniciativas da LPM ainda não tinha podido comparecer, também - era um bom momento num bom espaço como é o Museu do Oriente e para ouvir o muito meu amigo Duarte Lima que ajudei também em 1997 e por quem tenho muita estima.
Homem de cultura superior e um homem solidário e amigo dos seus amigos.
Como sempre o faz noutros areópagos, Duarte Lima, pontua a sua experiência pessoal e o seu caso de vida com referências culturais variadas.
Citou François Léotard, da direita republicana francesa, «a política não pode fazer tudo». Reflectindo que muitas destas CAUSAS eram temas e bandeiras das forças políticas organizadas, no passado, mas que a sociedade civil soube “roubar”.
O problema, reforçaria eu, é que os partidos ainda não perceberam como reconquistar estas causas, e continuam a enredar-se em questiúnculas pouco interessantes para o cidadão que cada vez mais se está marimbando para eles.
Mas foi um bom momento e uma boa organização. O Causas.net é uma boa Causa. E num ano já passaram a 18 organizações, agora com a entrada do S.O.S Racismo (este cliente vai dar mais trabalho, concordo com o José Falcão).

Salvador da Cunha comenta "Quatro líderes..."

Caro João,

Em relação ao teu post, gostava de dizer que tenho a certeza de que uma eventual fusão / concentração entre as empresas do Grupo Bairro Alto (Lift, Mercury Associates e Bago) e a Imago irão criar um grupo Líder em Portugal no sector da consultoria em comunicação e relações públicas.

Pode não ser o número 1 em facturação, mas é com certeza Tier1 em todos os comparáveis, nomeadamente no que acredito ser o mais importante que é o fee income.

Importa pouco ser número 1... na minha opinião importa mais ser o que reúne mais competências e é isso que esta aproximação almeja. Mas sobre isso já tínhamos falado e concordado recentemente…

Abraço,
Salvador da Cunha

Quatro líderes em menos de um mês

Mercado mais dinâmico é díficil encontrar. No nosso sector já vi anunciado, pelos próprios registe-se, quatro diferentes líderes nos últimos meses. A saber: LPM, ACV, GCI e agora o novo grupo Lift/Imago, se se concretizar.

Se estão a utilizar a mesma variável para contabilizar o ranking há qualquer coisa de esquisito nisto. A boa-fé manda-me pensar que é tudo uma questão de percepções erradas. Tenho para mim que o ser humano tem destas coisas. Julga-se normalmente melhor e maior do que o que é.

E como há sempre um quinto mosqueteiro (ou seriam quatro?) tenho o prazer de vos anunciar que o Grupo YoungNetwork também é líder. Não líder de questões comezinhas como a-minha-percepção-é-maior-do-que-a-tua, nem como os-meus-clientes-são-mais-bonitos-do-que-os-teus.

Temos também um ranking que acarinhamos muito: o ranking da felicidade dos clientes. Neste, estamos no topo da tabela*.


*Vou ligar agora ao tio Olavo, para saber se tenho que pagar direitos de autor, por utilizar uma expressão sua no meu texto.

*O ranking da felicidade dos clientes é elaborado por uma entidade interna e dependente do Grupo YoungNetwork.

Confiança

Palavra chave na vida e relações profissionais.

Auto-confiança. Confiança nas equipas. Confiança nas metodologias usadas. Confiança na direcção. Confiança nos fornecedores e parceiros. (Des) confiança no envio de e-mails. Confiança dos clientes. Confiança que nos dão os resultados. Confiança que trabalhamos mais e melhor que o do lado. Confiança que estamos no caminho certo. Confiança de que é isto.

E basta. O resto são ‘peanuts’.

Imago Alto

Poderia ser o nome do, eventual, novo grupo de comunicação, resultante da aquisição da Imago pela Lift. Ler aqui.