terça-feira, 2 de setembro de 2008

Braga e Vitória de Guimarães com comunicação (II)

O Sporting Clube de Braga quer crescer. Está com liquidez, bem gerido, escolheu um grande treinador e um plantel de luxo.
Ontem, reparei numa coisa que não sabia. Ao lado de Jesus, na sala de imprensa, estava Ricardo Lemos, provavelmente será o director de comunicação no Braga (mas deixo a oportunidade de me corrigirem a quem me quiser informar). Ele era jornalista com cargo de chefia no Jogo.
Na semana passada, ao lado de Manuel Cajuda, depois do «roubo de igreja» de Basileia, lá estava próximo do árbitro José Marinho.
A maior baixa da Sport Tv (desde o ano passado em que foi director de comunicação do União de Leiria) para quem acompanha a Liga Inglesa. Porque os seus comentários eram puro deleite pela criatividade e a verborreia “soundbytica” de Marinho.
Um dado interessante de que clubes que querem ser grandes não podem esquecer a comunicação.

PS: Deixo mais uma informação no Braga. O meu ex-colega de Católica e amigo, Paulo Menezes, bom jornalista desportivo que acompanhava o Sporting – primeiro no Jogo, depois n`A Bola – deixou o jornalismo. Disse-me na semana passada que estava no departamento de prospecção do clube a trabalhar directamente com Carlos Freitas. Director Desportivo que foi antigo jornalista.. Boa sorte nesta interessante aventura.

Braga e Vitória de Guimarães com comunicação (I)


Há dois anos, Cajuda entrou no Afonso Henriques vestido como o pai da Pátria, acompanhado pelos seus soldados.
Este ano, ao som da música de Nino Rota, criador da banda sonora do Padrinho, toda a equipa entra de fato preto de giz e o treinador, Manuel Cajuda, no interior de uma limousine de chapéu e charuto. Ele era o líder da Família.
Este ano, também o Braga aderiu ao mesmo marketing. Na sala de imprensa, César Peixoto – mais famoso pelos seus romances -, Jorginho, etc, vestidos à gladiadores encarnando ferozes guerreiros.
Por sinal, a claque do Braga tem uma mega bandeira de um gladiador com um leão aos ombros.
Imagens fortes, de combate, que geram união e empatia com massas associativas sedentas de troféus.
Interessante gestão de expectativas com os suportes indispensáveis de profissionais de comunicação e de marketing. Também a acompanhar.

Consolidação

Segue a consolidação do mercado.

Eu é que estou distraído

Afinal, depois de termos dado a notícia no dia 25 de Agosto, o Jornal de Negócios também a publicou a 28 de Agosto, e com nova informação. Obrigado ao leitor que nos chamou a atenção.

Godin e Querido cheios de razão

Texto de Paulo Querido, no Mas Certamente que sim!, sobre o anonimato, a vaidade e a fraca qualidade dos comentários. A ler e a reter.