terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ministro das Finanças de PSL não vale nas urnas

Bem dito. Numa das suas fraquezas comunicacionais, Santana Lopes aplica a expressão "ministro das finanças" para explicar que consigo haverá rigor nas contas. Pena que Gonçalo Reis não valha nas urnas, aquilo que vale na gestão financeira. É um nome que diz muito a uma pequena audiência e diz pouco às massas.

O ex-Primeiro-Ministro precisava de outro trunfo mediático, um tal de Bagão Félix, por exemplo.

Ainda assim, vale a pena "puxar" por Gonçalo Reis no discurso de campanha.

Antecipar a acção por detrás das câmaras

Por Eva Mota*

Quando se aproxima um grande evento mediático a pressão do tempo é como uma ampulheta gigante sobre as nossas cabeças, lembrando-nos constantemente que tudo tem que ser revisto ao pormenor. Todas as situações têm que ser previstas, todos os passos são pensados e, caso surjam imprevistos, a resposta tem que ser imediata.

Os grandes eventos mediáticos, com transmissão televisiva em directo, ganham uma dimensão e uma exigência ainda maior. Mesmo por detrás das câmaras a pressão é constante e são estes eventos que nos fazem crescer enquanto consultores de comunicação, que nos mostram realmente que a paixão que sentimos pela nossa profissão compensa e é recompensada.

O grande desafio para um consultor/a de comunicação na organização e gestão de um grande evento mediático é a antecipação: antecipar quais serão as necessidades de informação dos jornalistas antes, durante e depois do evento; antecipar a coordenação da equipa in loco; antecipar a gestão de todos os intervenientes na organização do evento; antecipar de que forma serão geridos os diferentes Media no local no evento.

Cada evento tem a sua tipologia e consoante a sua natureza é necessário detectar as diferentes necessidades dos Media. Cada órgão de comunicação social necessita de informação diferente em relação ao mesmo evento, os interlocutores diferem consoante o segmento, a gestão dos timings no local tem que ser prevista. É necessário que a equipa tenha a capacidade de responder a todos os jornalistas, no mesmo momento e no mesmo espaço. Mais uma vez “antecipar” é a palavra de ordem e preparar o espaço e os diferentes interlocutores uma vantagem fulcral. As Relações Públicas e a Consultoria de Comunicação fundem-se, dissipam-se uma na outra neste tipo de eventos e um consultor/a com valências nos vários campos da comunicação está mais preparado para enfrentar qualquer tipo de situação antes, durante e depois do evento.

A crise económica marcou o seu espaço até no que respeita ao trabalho jornalístico: os jornalistas têm menos tempo; as redacções estão mais reduzidas; a disponibilidade para sair das redacções é cada vez menor. É por isso que a criação de valor e o sentido de oportunidade são um trunfo. Se soubermos “vender” o nosso evento, a presença dos Media é garantida. Gerar “buzz” em torno da acção, reforçar a sua dimensão e a sua importância junto dos Media são factores chave para o sucesso do evento. Gerir as expectativas do cliente na realização de grandes eventos mediáticos depende de usarmos todos os trunfos que temos a nosso favor.

Antecipe-se e seja a fonte que os jornalistas esperam que seja. Antecipe-se e corresponda às expectativas do seu cliente. Antecipe-se e torne o seu evento memorável!

* Consultant
Grupo YoungNetwork

And now for something completely different

Por Bernardo Alegra*

Esta frase imortalizada pelos Monthy Python é referência para muito do humor que se faz desde os anos 80.
Também o devia ser para os marketeers e comunicadores em geral.
Muitas das pessoas ligadas ao marketing e comunicação estão formatadas para trabalhar dentro de um determinado registo e por segurança, incapacidade, ou ambas, dificilmente experimentam novas formas de comunicar com o seu público-alvo. Como consequência repetem o mesmo formato de comunicação vezes sem conta porque, segundo eles, resulta. Até pode ser verdade, muitas formas de comunicação resultam durante muito tempo. Mas será que não haverá outras que resultem melhor? Será que com a repetição de formatos gastos conseguem a essencial diferenciação face à concorrência? E estes formatos acompanham as novas tendências do mercado? Se tem dúvidas experimente reservar uma pequena fatia do seu budget anual para novas formas de comunicar. Se der errado o prejuízo é pequeno e pode sempre voltar para o seu porto seguro. Se der certo vai brilhar com os seus shareholders e sobretudo com os seus clientes. Ah, e no ano seguinte reserve uma fatia um bocadinho maior.

*Director
YoungAd

Profecia

Sou pouco dado a elogios e críticas externas a pessoas que trabalhem no Grupo (mas muito dado a elogios e críticas internas).

Abro aqui uma excepção.

No início do ano, sabia que à partida iríamos sobretudo sentir a ausência de uma pessoa este ano, que estaria fora de combate por seis meses devido à licença de maternidade. Apesar deste handicap, no ano económico mais difícil desde que o Grupo YoungNetwork existe, prometemos a nós próprios estar melhor hoje do que no início do ano.

E o resultado é:

- Entregamos à Rita uma empresa melhor do que a que deixou;
- Com a Rita cá teríamos feito ainda melhor.