domingo, 11 de novembro de 2007

Manda o protocolo

O protocolo é uma ferramenta de comunicação, como dizem e bem Cristina Marques Fernandes e Susana de Salazar Casanova. E o blog protocolo.com.pt é uma forma de comunicar o protocolo. E não só. Ao navegarmos pelo blog encontramos também textos sobre viagens oficiais, cerimónias política, comunicação, entre outros.

As duas autoras, que fazem consultoria protocolar, garantem a permanente actualização do espaço. O melhor do blog? Na minha opinião, os textos mais académicos e técnicos sobre protocolo. O que menos gostei? Alguns textos são demasiado longos, o que se percebe pelo grau de explicação que as consultoras querem dar aos temas, mas que resulta menos bem em formato blog.

O melhor que posso dizer do blog é ter enviado os links de vários artigos à nossa secretária (exemplo: os três sobre planeamento de viagens), assim como aos directores de eventos e de consultoria, para que em eventos com maiores responsabilidade protocolares possamos ter apoio de especialistas.

Da marca protocolo.com.pt vou reter, em primeiro lugar, o email que recebi da Cristina. O domínio yahoo.com disse tudo. Tinhamo-nos conhecido noutro âmbito profissional e a Cristina preferiu enviar o email prometido de um endereço pessoal. Como manda o protocolo.

Zapatero diplomata; Juan Carlos manda calar

O Rei Juan Carlos manda calar Hugo Chavez na cimeira Ibero-Americana. Zapatero aproveita para dar lição de diplomacia. Em causa estavam os insultos do presidente venezuelano a José María Aznar.

Como seria de esperar, vamos ter grandes momentos até dia 2. Do fundo da Comunicação vai segui-los de perto.



Mais informação no DN e no Público de hoje (domingo).