"Facebook, hi5, Twitter, MySpace: o que diria Freud destas novas redes sociais?
Não as suportaria. Se tirarem capacidade reflexiva às pessoas, se forem acompanhadas de um neo-narcisismo, se significarem um vazio relacional, se corresponderem a uma dificuldade de verdadeiro contacto emocional com o outro, são más. Mas tudo depende sempre do seu utilizador."
Carlos Amaral Dias, conhecido psicanalista português, na última página do Jornal de Notícias de hoje.
domingo, 29 de março de 2009
Freud não suporta redes sociais
Publicada por Anónimo à(s) 23:06:00 0 comentários
Etiquetas: Carlos Amaral Dias, do fundo da comunicação, Facebook, freud, hi5, joao duarte, myspace, Twitter, youngnetwork
Ghost twittering
O ghost twittering está a tornar-se popular entre as celebridades, o que fura o conceito de Social Media, o da aproximação e interacção entre emissor e receptor. Ao contrário de outras plataformas 2.0, como o MySpace, o Facebook ou os blogs, no caso do Twitter, que é ainda mais fácil e rápido de utilizar, não faz sentido as celebridades delegarem. Bem que os 140 caracteres podem ser escritos pelos próprios, o que é especialmente importante quando se entra em conversação, e não tanto na utilização do Twitter como ferramenta de RSS.
Em relação às marcas empresariais já é de esperar que a voz no Twitter funcione como fonte oficial da empresa, não retirando força à mensagem, nem se podendo falar neste caso em ghost twittering.
Sugiro também a leitura do artigo do Read Write Web.
Publicada por Anónimo à(s) 21:41:00 0 comentários
Etiquetas: do fundo da comunicação, joao duarte, Read Write Web