quarta-feira, 1 de julho de 2009

Alex Garbini em entrevista

Lembra-se da acção que apresentámos na semana passada? Aqui tem o vídeo:

Carrapatoso contraria Lobo Xavier

"Os custos de uma carreira política são muito elevados."

António Carrapatoso, presidente-executivo da Vodafone Portugal.

António Lobo Xavier teve a coragem de dizer que a política o tinha ajudado. António Carrapatoso diz agora que existem custos associados a essa actividade. Foi o Luís Silva que nos chamou a atenção para isso, neste comentário.

Olhando para a situação de um e de outro, têm ambos razão. Lobo Xavier esteve muito bem a assumir isso sem complexos.

Análise ao mercado de comunicação (i)

Este ano, o mercado de comunicação está mais difícil. Embora não seja visível pelo que se lê, com as consultoras a omitirem a evidência (bom trabalho de comunicação?) e a apresentarem alguns novos clientes, a verdade é que a situação é hoje pior do que há um ano.

O enquadramento económico explica parte do que se está a passar. É expectável que num ambiente de queda do PIB de 4,5% em 2009, o nosso sector sofra também. Se as receitas das empresas diminuem transversalmente, se as portas fecham, se o cinto aperta dois ou três furos, é inevitável que os parceiros externos sofram consequências. E apesar das relações públicas estarem a fazer, estruturalmente, o caminho inverso da publicidade (tendência de crescimento), este factor só por si não é suficiente para anular o efeito da actual conjuntura.

A outra parte tem a ver com a necessidade que as agências têm de evoluir para novas formas de comunicação, que cumpram melhor os objectivos dos clientes. A diminuição do número de Media tradicionais, do número de páginas editadas e do número de jornalistas fazem descer as oportunidades. A resposta está noutros ramos das relações públicas: digital e comunicação interna, à cabeça.

Para sustentar a tese de um mercado pior, baseio-me em:

- Muito menos notícias de clientes ganhos pelas consultoras nos Media
- Inexistência de contratações nos Media (a YoungNetwork não comunica contratações por opção, mas existem outras consultoras que habitualmente o fazem, e não o estão a fazer)
- Número de colaboradores das cinco maiores agências: o total agregado de colaboradores é hoje menor do que era em Dezembro de 2008
- Há um dado que parece contrariar o encolhimento do sector da comunicação, que são os anúncios de novas consultoras, mas é ilusório. Os projectos que vimos anunciar nos últimos meses são projectos de auto-emprego (excepto a M Public Relations)
- Conversas com concorrência, onde se discute a necessidade de sobreviver
- Maior dificuldade em manter clientes
- Maior dificuldade em ganhar clientes
- Pressão no preço da consultoria