segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Escrevam CRISE na testa

...Ou coloquem um post-it com a palavra CRISE colado ao monitor do pc. A não esquecer. Este é um grande momento para se lançarem novos negócios.

As empresas vão desfrutar de oportunidades únicas. Porque muitas outras vão fechar portas ou arrastar-se moribundas na luta pela sobrevivência, reduzindo a pressão concorrencial; os despedimentos farão aumentar o talento disponível no mercado, e a preços mais baixos; os fornecedores darão melhores condições; e alugar um escritório nunca ficou tão em conta.

Arrisquem. Cada vez que lerem ou ouvirem falar de CRISE, corram a aproveitar as oportunidades.

Protegidos pela verdade

Não é só de agora. Mas agora é ainda mais importante. Nos dias de 2009 precisamos de verdade. É a forma mais certa de liderança. E o melhor atalho para vencer.

Devemos falar com clareza e total transparência para explicar aos nossos o ambiente, o caminho que temos que percorrer e as opções tomadas e a tomar para chegar ao destino.

Só respondendo à realidade, tal como ela é, podemos enviar os estímulos certos aos nossos.

Quer de bom, quer de mau, os nossos devem ter toda a informação. Os verdadeiros líderes jogam limpo, não truncam os objectivos nem os resultados. Querem mostrar a realidade para construir o futuro a partir dela.

A melhor forma de proteger as organizações é contar a verdade.