Também só para os que se interessam pelo mercado das agências de comunicação.
Agora, há outra batalha para vencer, a da consistência. Porque será que os que apresentaram no passado os resultados de forma estruturada e mais transparente, logo no início do ano, ainda não apresentaram este ano?
Estamos atentos por aqui, e a estranhar a demora. Será a contabilidade que está mais atrasada ou é legítimo pensar que a facturação encolheu? Bonito comunicar crescimentos de dois digitos em 2007, mas chato recuar em 2008? Às vezes, existe facturação extraordinária que não se repete...
Lá vai a consistência às malvas. Resultados só quando se cresce? Se houver crescimento em 2009 faremos o favor de tirar o resultado de 2008, por cálculo da quarta classe, na altura.
terça-feira, 10 de março de 2009
Querida, encolhi a facturação
Publicada por Anónimo à(s) 22:41:00 0 comentários
Etiquetas: do fundo da comunicação, joao duarte, youngnetwork
Tento na língua
Só para quem se interessa pelo mercado das agências de comunicação.
Já repararam que desde que começámos aqui, neste blog, a fazer contas aos crescimentos alheios e a apontar a inconsistência das facturações fantasiosas, apenas com base em informação dada pela própria concorrência ao mercado, que começou a haver maior tento na língua por parte dos players?
Batalha da transparência vencida. Esta demos de borla ao sector.
Publicada por Anónimo à(s) 22:31:00 0 comentários
Etiquetas: agÊncias de comunicação, do fundo da comunicação, joao duarte, Transparência, youngnetwork
Contadores de histórias
Contadores de histórias é o que nós temos de ser. Histórias verdadeiras, que respeitem o ADN dos clientes, bem contadas, que façam as audiências terem vontade de espalhar a mensagem. E histórias que resistam ao efeito do tempo, ou seja, que sejam consistentes. No futuro a acção tem de concretizar a promessa. É preciso entregar a promessa.
Blogografia:
- Post de Seth Godin
- All Marketers are liars, Seth Godin
Publicada por Anónimo à(s) 22:14:00 0 comentários
Etiquetas: do fundo da comunicação, joao duarte, seth godin, youngnetwork
Toastmaster
Vou ter um jantar de Toastmaster na próxima quinta-feira. Algum dos leitores já experimentou? Quer partilhar a experiência connosco?
Ler mais aqui.
PS: Infelizmente vou chegar atrasado ao jantar. Espero não perder a experiência.
Publicada por Anónimo à(s) 22:01:00 0 comentários
Etiquetas: do fundo da comunicação, joao duarte, Toastmaster, youngnetwork
António Costa vs. Governo
Já começaram a sair notícias sobre uma clivagem entre António Costa e o Governo. Se há alguém que acredite, muito bem, como a maior parte dos leitores não é anjinho é natural que se ria deste pseudo-afastamento de Costa.
Aliás, nada melhor que dizer uma frase muito aplicável ao actual Presidente da Câmara de Lisboa e que se mantém intacta desde 2005: António Costa saiu do Governo, mas o Governo nunca saiu dele.
Como os lisboetas cedo perceberam, a opinião pública que vota e não a opinião publicada, António Costa é um ministro e nunca será um Presidente de Câmara.
Publicada por Rui Calafate à(s) 15:10:00 1 comentários
Etiquetas: António Costa, do fundo da comunicação, Rui Calafate, youngnetwork
Novidades do futebol
É raro escrever sobre futebol, que é das coisas que mais motiva paixões, mas de vez em quando gosto de partilhar os bastidores.
.Benfica vai ter uma lista de oposição a Luis Filipe Vieira, Bagão Félix recusou e será Humberto Coelho a dar a cara. Esta lista tem convidado diversos políticos benfiquistas para aderirem.
.Segundo fontes bem informadas, Paulo Bento já assinou pelo Porto (excelente notícia para os simpatizantes do Sporting) e Jorge Jesus está em Alvalade na próxima temporada (uma grande notícia para os simpatizantes do Sporting)
.Para a Presidência do Sporting, a candidatura institucional será de Miguel Ribeiro Teles, na oposição Sérgio Abrantes Mendes vai a votos.
Publicada por Rui Calafate à(s) 15:09:00 3 comentários
Etiquetas: do fundo da comunicação, futebol, Rui Calafate, youngnetwork
Deadwood e The Wire
Esta semana Pacheco Pereira fez uma magnífica prosa sobre séries no “Público”.
Concordo com quase tudo que mencionou, “Deadwood” – principalmente a primeira temporada – é fenomenal e “The Wire” é uma das melhores séries dos últimos anos e ainda há pouco tempo falei dela.
Teve apenas um lapso: já existe edição portuguesa das duas primeiras temporadas de “Deadwood” (eu tenho) e aliás aproveito para contar que ela foi cancelada ao fim da terceira temporada (que eu já vi também e é fraca) quando o plano inicial eram quatro anos. Ainda houve um movimento para se fazer um telefilme a explicar o fim, mas as fracas audiências não motivaram os produtores.
Quanto a “The Wire” estão por cá à venda as três primeiras temporadas e até agora não há um ano fraco.
Publicada por Rui Calafate à(s) 15:08:00 0 comentários
Etiquetas: Deadwood, do fundo da comunicação, Pacheco Pereira, Rui Calafate, The Wire, youngnetwork
Three is enough
Sem conhecer em profundidade o documento, já que ainda não o li, o príncipio é bom. Três a quatro agências é suficiente para escolher uma proposta, o processo torna-se um win-win para agências e cliente envolvidos. Também aplicável para os concursos de Relações Públicas.
Publicada por Anónimo à(s) 14:13:00 0 comentários
Etiquetas: Briefing, do fundo da comunicação, joao duarte, Meios e Publicidade, youngnetwork
Revisite Charles Darwin
Por Sílvia Morgado*
200 anos depois do seu nascimento, o conceituado naturalista britânico, Charles Darwin, volta a dar que falar!
Pela positiva: na exposição «Evolução de Darwin» patente na Fundação Gulbenkian até ao dia 24 de Maio, uma viagem pela vida e obra do autor d'A Origem das Espécies, onde poderá ver uma réplica do famoso Beagle feita nas oficinas do nosso Museu da Marinha. Destaque também para a colaboração original com o Jardim Zoológico, que deu origem à galeria especialmente construída para o efeito, onde pode ver algumas das espécies observadas por Darwin: iguanas, tartarugas ou papagaios.
Num tom mais crítico: no simpósio internacional sobre o tema "O erro de Darwin e o que estamos a fazer para o corrigir", Ilha Terceira, Açores, de 19 e 22 de Setembro. O simpósio organizado por cientistas açorianos pretende contrapor a polémica frase proferida por Darwin aquando da sua visita à Ilha Terceira (inserida na célebre viagem de circum-navegação de cinco anos a bordo do Beagle): "Gostei imenso da visita, mas não encontrei nada digno de registo" e provar que os Açores são um verdadeiro laboratório que sustenta a tão contraditória e polémica “Teoria da Evolução.
Polémico, é verdade! Capacidade de abalar consciências ainda mais ou não tivesse Geoge W. Bush afirmado que a teoria criacionista devia ser ministrada nas escolas em paralelo com o evolucionismo. Não deixe de ler ou reler A Origem das Espécies.
*Directora de Consultoria, YoungNetwork
Colunista Convidada
Publicada por Anónimo à(s) 14:04:00 0 comentários
Etiquetas: Beagle, Charles Darwin, do fundo da comunicação, George W. Bush, Ilha Terceira, Jardim Zoológico, joao duarte, Museu da Marinha, youngnetwork
Relações Públicas contribuem para 1/4 do valor das marcas
Ler notícia da PR Week aqui.
Publicada por Anónimo à(s) 12:52:00 0 comentários
Etiquetas: do fundo da comunicação, joao duarte, PR Week, youngnetwork
Oportunidades e Armadilhas
Enquanto os analistas procuram explicações para este momento dramático da economia mundial – onde empresas sucumbem, postos de trabalho são extintos e famílias vêem dia após dia as suas dívidas a avolumarem-se – ficamos meio perdidos diante de uma avassaladora tempestade de informação negativista que assolou os meios de comunicação e que tarda a dissipar-se. Não quero aqui dar explicações técnicas para a crise, mas acredito que grande parte desta crise financeira se constrói e destrói diariamente nos Media.
Pensando bem, crise não é a palavra adequada; transformação ou mudança encaixam-se melhor no que quero dizer. Assim são as empresas: nascem, crescem, passam por transformações (muitas vezes traumáticas) e, as fracas, acabam por sucumbir. Somente sobrevivem as que têm coragem para resistir à mudança, as que têm fé na sua visão, as que têm paixão pela sua actividade, as que se empenham em defender os seus valores e as que tomam a iniciativa de procurar a felicidade, simplesmente, porque sim. Simplesmente porque, se vencerem, serão felizes.
Há oportunidades na nossa vida que são únicas, assim como perigosas armadilhas que podem comprometer irremediavelmente o futuro. Aprender a identificá-las é uma arte para poucos, mas quem tiver capacidade de prever, de antecipar e de aproveitar (bem) as oportunidades, vai estar certamente preparado para as armadilhas que surgirão no caminho.
Recorrendo à já aqui citada máxima de Karl Rove: «Prever muito, improvisar pouco». Saia do problema, enfrente a realidade e procure oportunidades – muitas vezes estão debaixo do nosso nariz.
* Responsável de New Business, YoungNetwork
Colunista Convidado
Publicada por Anónimo à(s) 12:20:00 0 comentários
Etiquetas: do fundo da comunicação, João Duarte, João Silva, youngnetwork