Por Sofia Lima*
Há 20 anos, as pessoas reuniam-se à volta de uma mesa e faziam serão para maratonas de jogos de tabuleiro e de cartas. Há dez, organizavam-se lan parties para que um grupo de amigos jogasse em rede durante horas a fio. Hoje, basta aceder à Internet para se ter acesso a uma extensa variedade de jogos sociais, onde os internautas podem interagir não só com amigos, como com pessoas do outro lado do mundo.
Não há dúvida que alguns dos jogos do Facebook, da responsabilidade da Zynga, são uma referência. Quem é que ainda não experimentou (ou, a bem dizer, se viciou) no Farmville ou no Mafia Wars? Com base estratégica, estes jogos permitem que os utilizadores interajam frequentemente e que realizem parcerias para alcançarem níveis, cumprirem objectivos e mesmo ajudarem os membros do seu grupo a ser bem sucedidos.
Face à tendência crescente de as pessoas aderirem aos jogos sociais, não é de admirar que também a Monopoly tenha criado uma plataforma onde internautas de todo o mundo podem fazer negócios virtuais entre si. O Monopoly City Streets é um jogo mundial desenvolvido com base no Google Maps que permite que os jogadores “comprem” e “vendam” ruas existentes para alcançar um único objectivo: ser o magnata mais rico do mundo.
Será esta a tendência para os próximos dez anos? O proveito das marcas para dinamizar o contacto com os clientes? Até lá… Let’s play?
*Senior Consultant
Grupo YoungNetwork
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Let´s play?
Publicada por Anónimo à(s) 12:02:00 0 comentários
Etiquetas: do fundo da comunicação, Farmville, Google Maps, Mafia Wars, Monopoly City Streets, Sofia Lima, youngnetwork, Zynga
Jornais no pior dos lençóis
As receitas das 100 maiores empresas de Media caíram 4,3% no primeiro semestre. Os jornais foram o produto com pior desempenho. Ler aqui.
Publicada por Anónimo à(s) 10:45:00 0 comentários
Etiquetas: do fundo da comunicação, joao duarte, media, youngnetwork
Obama é o Nobel da Paz 2009
Ou como se descredibiliza um prémio com mais de um século de história. A atribuição não tem pés nem cabeça. Alfred Nobel deve estar a revirar-se no túmulo.
Publicada por Anónimo à(s) 10:23:00 1 comentários
Etiquetas: alfred nobel, Barack Obama, do fundo da comunicação, joao duarte, youngnetwork