sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Estratégia

Para cumprir estes objectivos, temos como estratégia:

1 – Abrir a Meritor Media a outros sectores, deixando de ser apenas uma consultora para empresas de base tecnológica;
2 – Apostar no New Business;
3 – Reforçar a equipa, com o aumento de 50% no número de pessoas no curto prazo.

Objectivos

A YoungNetwork definiu como estratégico o mercado de Leste Europeu para a sua internacionalização, e com esta operação pretende cumprir os seguintes objectivos:

1 – Garantir retorno do capital investido em menos de três anos;
2 – Triplicar até ao final de 2010 o volume de negócios da Meritor Media;
3 – Replicar o sucesso da YoungNetwork na Croácia.

O nosso mercado natural

Definimos o Leste como estratégico. É hábito ler que o mercado natural é Espanha, ou que o mercado natural é para onde vão as empresas portuguesas. As outras, supõe-se, vão a reboque. O que convenhamos, faz todo o sentido.

Mas penso de forma diferente. O mercado natural é onde conseguimos trazer mais valor para a empresa. Pode ser em qualquer parte do mundo. Depende do país, do mercado, das condições da operação e de muitos outros factores.

Razão da aquisição

Razão da aquisição? Uma única: criar valor para o Grupo YoungNetwork. É sempre disto que se trata numa aquisição. Comprámos porque pensamos que a Meritor Media, agora e no futuro, trará potencialmente valor ao nosso Grupo. Valor para os detentores do capital, valor para quem cá trabalha, valor para os nossos clientes, valor para todos os stakeholders.

Estudámos durante nove meses esta operação. Olhámos para os fundamentais de uma empresa: reputação, perfil do director, clientes, dados financeiros, colaboradores, potencial do mercado/país, cultura interna, visão.

Depois visitámos várias vezes a empresa, passámos lá vários dias dentro da agência, e percebemos que as culturas empresariais tinham pontos em comum.

Tudo estudado, apresentámos uma proposta para a compra de uma fatia maioritária do capital da empresa - não estamos interessados em posições minoritárias nos negócios onde o Grupo YoungNetwork seja o drive -, discutimo-la durante um par de meses e chegámos a um acordo.

O mais fácil é comprar. Agora, segue-se a verdadeira adrenalina: replicar o sucesso que temos, longe de Portugal.

YoungNetwork goes East

A YoungNetwork adquiriu a Meritor Media, consultora de comunicação na Croácia. Hoje no Diário Económico parte da história. Mais novidades ao longo do dia no do fundo da Comunicação.