terça-feira, 28 de outubro de 2008

Cofina e o Sol

A crise ataca todos e até um dos principais e mais bem geridos grupos de media em Portugal.
A Cofina mexe no Meia-Hora, corta no Record e CM e quer largar o Sol.
O semanário tem coisas boas e outras péssimas. Por exemplo, a parceria com a FLAD, que é de prestígio, que abriu com Rui Machete e Carlos Gaspar (e bem), mas depois, esta semana, traz um texto fraquíssimo de um neófito que escreveu o seu primeiro textinho num jornal na vida e corre para mostrar à família.
Além disso, já perdeu Paulo Portas, José Eduardo Fialho Gouveia (notável a fazer crítica de televisão), mas mantém Catalina Pestana que tem crónicas fracas e mesmo Margarida Rebelo Pinto, no jornal, não “vende”.
Agora pode entrar o também muito experiente Alberto Rosário. Mas o que é certo é que, mesmo com a máquina da Cofina, o Sol quando sai ainda não é para todos.

Centímetros

Por alturas de campanha presidencial americana, é tradicional aparecerem não sei quantos estudos sobre os candidatos.
Um deles é sobre a altura. Lembro-me que mais de 75% das vezes ganha o candidato mais alto (assim será Obama) e lembro-me do pânico que esta estatística provocava aos estrategas de W. Bush no confronto com Kerry.
Diz o povo que homem pequeno ou velhaco ou bailarino, mas a minha experiência fala de que os menos beneficiados pela estatura têm alguns complexos e tentam sempre projectar domínio, força, “gigantismo”.
Por isso, achei piada a uma breve do “Correio da Manhã” que revelava que uma empresa de Sevilha faz uns sapatos especiais que dão mais sete centímetros aos seus utilizadores.
Entre eles Sarkozy, Aznar e Tom Cruise (Marques Mendes – por quem tenho simpatia há muitos anos – nunca descobriu esta empresa). A projecção da imagem é fundamental seja nos palcos da política como de Hollywood.

Ferrari

Quando a Ferrari anuncia que pode abandonar a Fórmula 1, se houver um motor único, acho que o DN acertou em cheio na próxima promoção.
Vai dar réplicas dos melhores 20 modelos da marca do cavalinho rampante. Tenho a certeza que vai ser um sucesso.

Reflexão importante

José Caria, do Be Aware of the Dog, destaca um texto da Frontline que vale a pena ler.

Passarei por lá para apoiar



Recebi da Lara Loureiro este email:

"O Movimento Xi-Coração vai realizar, dia 31 de Outubro às 23H, a festa XIC Halloween. Vai ser no SKONES – Discoteca do Restaurante Kais, em Lisboa. O objectivo é angariar fundos para criar a associação para podermos continuar as acções que já iniciamos com a entrega de pijamas a crianças desfavorecidas."

(...)

"O Projecto…

Somos uma associação sem fins lucrativos cujos objectivos principais são a contribuição para a melhoria do bem estar de crianças desfavorecidas, em zonas mais carenciadas, de Norte a Sul do país, lutando pela dignidade do nosso futuro: as nossas crianças.
Para concretizar os seus objectivos, a associação participa e promove a realização de eventos de índole cultural, educativo, artístico e social.
Uma iniciativa de talento e com talento.
A nossa Missão não é mudar o mundo, mas queremos aconchegá-lo. Queremos chegar aquelas crianças que menos têm.
Queremos dar abraços independentemente da época do ano, eternizando o momento e, com simples acções, transformar verdadeiramente algumas vidas.
O Movimento Xi-Coração tem como objectivo angariar fundos para que se possa associar a Instituições de Solidariedade Social que apoiem as crianças, levando até estas roupas, agasalhos, fraldas, artigos de higiene ou roupa do lar, entre outros artigos e tantas outras necessidades.
A recolha e a entrega dos artigos é feita pelas próprias pessoas que compõem o Movimento, garantindo que nada fica pelo caminho e numa tentativa de combater a infoexclusão, fazendo destes pequenos momentos, acções de formação lúdica e de animação cultural."