quarta-feira, 19 de agosto de 2009

"Bandido bom é bandido morto"

Vale tudo por uma boa audiência.

Insultos pelo Twitter para evitar chatices

Ler sobre a troca de palavras de Liam e Noel aqui.

Assim Não… Assim Sim…

Por Bruno Cardoso*

Para compreender um pouco melhor as medidas que devem ser tomadas para o combate à crise será importante em primeiro lugar lembrar duas definições muito relevantes e discutidas nos últimos tempos.

O Deficit Orçamental - é a diferença entre as receitas e as despesas num dado período de tempo (quando essa diferença é negativa; se for positiva falamos de superavit).

A Dívida Pública - é o total da dívida que os Estados têm para com terceiros.

Estes dois conceitos estão naturalmente relacionados. De forma simplista, se aumentarmos o Deficit, a Dívida Pública sofrerá também um aumento para conseguir “pagar” o Deficit criado, passando para o futuro o ónus dos custos de combate à crise.

Com estas definições, o que pretendo é tornar clara a minha preocupação sobre a forma como se estão a criar mecanismos de saída da actual crise.

Das várias possibilidades que se podem apresentar, a que mais dúvidas me traz neste momento é a criação de grandes investimentos em novas infra-estruturas sem a demonstração clara que esses mesmos investimentos se revelarão no futuro criadores de melhor competitividade nacional.

Assim Não…, a única coisa que conseguimos com estas medidas é aumentar a Dívida Pública sem garantir às gerações futuras a capacidade de a pagar.

O que eu defendo é que se criem mecanismos para apoiar as PME’s, mas não a qualquer custo, temos que mentalizar os empresários para que aproveitem os recursos com dois objectivos principais:

Em primeiro lugar, aumentar a competitividade presente com medidas como a formação, o aumento de produtividade dos seus activos, ou mesmo controlando custos (para estancar, se necessário for, o prejuízo presente, viabilizando a empresa).

Em segundo lugar, aproveitar as medidas que estão a ser tomadas para apoiar as PME’s e utilizando estes recursos para investir em novos sectores/produtos/mercados, que tenham potencial de rentabilidade a médio longo prazo, aproveitando para diversificar também o risco da actividade.

Assim Sim…, desta forma conseguimos garantir que no futuro seremos mais fortes, mais competitivos e utopicamente, se todos os empresários portugueses pensarem assim, faremos de Portugal um país mais competitivo e mais produtivo.

*CFO
Grupo YoungNetwork