Venho sempre com um conjunto de missões no bornal quando viajo para Zagreb. Entre as várias desta semana, incluía-se reunir-me com pelo menos um cliente, numa reunião de trabalho, não de charme, onde pudesse fazer consultoria.
Calhou em sorte - o aleatório é aqui mal empregue, porque houve escolha entre opções e ela obedeceu a critérios - visitar a Microsoft. A reunião tinha por finalidade analisar a intervenção de Venesa Schütz na conferência de Imprensa da última semana. O vídeo da sua apresentação deu suporte à reunião.
Acabada de tomar posse, a nova directora-geral da subsidiária de Gates na Croácia "dava" oficialmente a cara pela empresa, na semana passada. Cocktail com parceiros na segunda e conferência de Imprensa "à pinha" no dia seguinte.
Por estratégia conjunta cliente/consultora o discurso foi dividido em duas partes: a primeira emocional para garantir boas primeiras impressões e ligação à audiência directa - Media - (aqui aproveitou-se o facto da nova directora-geral ter nascido na Croácia, mas ter saído muito cedo para viver com os pais na Alemanha, voltando agora ao seu país) e a segunda marcada pelas grandes linhas de orientação da Microsoft para os próximos tempos.
Na reunião, os dois consultores da Meritor Media analisaram o discurso e, numa reunião falada em inglês mas dominada pelo croata, coube-me a mim examinar, por exclusão de partes (e por razões óbvias, já que na conferência a língua materna foi rainha), a linguagem corporal e a entoação que marcou ou deve marcar o discurso.
Nos momentos de comunicação onde nos demos a conhecer mutuamente, uma coincidência a fazer jus ao mundo pequeno em que vivemos. A Venesa fez parte da equipa do Rodrigo Costa, da Zon, quando ele estava na Microsoft EMEA. Também coincidênca, durante muitos anos não tivémos contacto e reencontrei-o antes de ir de férias no Sheraton, num evento organizado pelo nosso parceiro Lisbon International Club.
Calhou em sorte - o aleatório é aqui mal empregue, porque houve escolha entre opções e ela obedeceu a critérios - visitar a Microsoft. A reunião tinha por finalidade analisar a intervenção de Venesa Schütz na conferência de Imprensa da última semana. O vídeo da sua apresentação deu suporte à reunião.
Acabada de tomar posse, a nova directora-geral da subsidiária de Gates na Croácia "dava" oficialmente a cara pela empresa, na semana passada. Cocktail com parceiros na segunda e conferência de Imprensa "à pinha" no dia seguinte.
Por estratégia conjunta cliente/consultora o discurso foi dividido em duas partes: a primeira emocional para garantir boas primeiras impressões e ligação à audiência directa - Media - (aqui aproveitou-se o facto da nova directora-geral ter nascido na Croácia, mas ter saído muito cedo para viver com os pais na Alemanha, voltando agora ao seu país) e a segunda marcada pelas grandes linhas de orientação da Microsoft para os próximos tempos.
Na reunião, os dois consultores da Meritor Media analisaram o discurso e, numa reunião falada em inglês mas dominada pelo croata, coube-me a mim examinar, por exclusão de partes (e por razões óbvias, já que na conferência a língua materna foi rainha), a linguagem corporal e a entoação que marcou ou deve marcar o discurso.
Nos momentos de comunicação onde nos demos a conhecer mutuamente, uma coincidência a fazer jus ao mundo pequeno em que vivemos. A Venesa fez parte da equipa do Rodrigo Costa, da Zon, quando ele estava na Microsoft EMEA. Também coincidênca, durante muitos anos não tivémos contacto e reencontrei-o antes de ir de férias no Sheraton, num evento organizado pelo nosso parceiro Lisbon International Club.