No dia 11, fiz treze anos a trabalhar na área da comunicação e com experiências diversas e enriquecedoras.
Em Agosto, havia dúvidas da data do lançamento de determinada marca em Portugal, algo em que os responsáveis pediram sugestão aos profissionais de comunicação.
A equipa que sabia que havia mão minha na entrada da marca na YoungNetwork decidiu aconselhar-se comigo.
Depois de estudarmos outros eventos já marcados, eu (elas não me deixam mentir), disse dia 11. Motivo principal: «porque sim, por uma questão de sorte».
Não sou muito de eventos sociais, mas pela amizade com a Daiana e o Manuel Pinto Coelho lá fui. Foi, como dizia o Correio da Manhã, um arraso.
De beleza (Helena Coelho irresistível), de classe, de qualidade da marca Hope a que se augura sucesso. Comentei no Ritz para o Paulo Baldaia e Ana Carreteiro que foi um lançamento de “jet set” e não de “jet quatro” que muitas vezes aparece a cirandar em muitas festas.
Hoje, penso que o dia em que entrei no jornalismo foi um dia de sorte. Sou um privilegiado por fazer aquilo que gosto. Do jornalismo, à comunicação política, à estratégia (o que hoje faço mais). Trabalhar numa agência de comunicação é um desafio diário e agradável que me fez regressar aos meus 25 anos. Pela motivação, ambição e espírito de conquista diária (hoje foi mais uma. Mas a discrição, não o silêncio, nesta área – política e public affairs – é a melhor conselheira).
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Hope
Publicada por Rui Calafate à(s) 15:26:00 0 comentários
Etiquetas: do fundo da comunicação, Helena Coelho, Hope, manuel pinto coelho, Rui Calafate, youngnetwork
Grande negócio
Não estalam foguetes no ar, não há algazarra no bairro, gritos estridentes de vitória. Apenas o regozijo, o pequeno "yes" do punho cerrado. Clientes felizes, "que grande negócio estou eu a fazer".
Publicada por Anónimo à(s) 11:06:00 0 comentários
Etiquetas: agÊncias de comunicação, do fundo da comunicação, joao duarte, youngnetwork
Os líderes segundo Lee Iacocca
Lee Iacocca foi CEO da Chrysler e salvou-a da falência no início dos anos 90. No seu último livro editado pela Actual Editora, “Onde estão os bons líderes?” explica quais são os 9 C`s mais importantes para a liderança, e a sua justificação.
Curiosidade
Tem de ouvir aqueles que não se incluem no seu círculo dos “yes man”. Tem de ler vorazmente.
Criativo
Aventurar-se, mostrar vontade de fazer algo de diferente.
Comunicar
Enfrentar a realidade e dizer a verdade.
Carácter
Isso significa saber a diferença entre o que está certo e errado e ter coragem para tomar a atitude correcta. Lincoln disse «se quer testar o carácter de um homem, dê-lhe poder».
Coragem
A coragem no século XXI não significa pose e falsa bravura. Coragem é o compromisso de se sentar à mesa de negociações e conversar.
Convicção
Tem de ter paixão. Tem de querer realmente que algo seja feito. Fogo nas entranhas.
Carisma
É a qualidade que faz com que os outros o queiram seguir. É a capacidade para inspirar. Seguimos um líder porque confiamos nele.
Competente
Tem de saber aquilo que está a fazer. Mais importante do que isso, tem de se fazer rodear de quem sabe o que está a fazer.
“Common sense”
A última característica também fundamental.
Publicada por Rui Calafate à(s) 10:06:00 0 comentários
Etiquetas: do fundo da comunicação, Lee Iacocca, Liderança, Rui Calafate, youngnetwork
Learning by Walking
Publicada por Anónimo à(s) 09:36:00 0 comentários
Etiquetas: do fundo da comunicação, joao duarte, Learning by Walking, maria joão martins, Museu do Traje, pedro norton matos, teresa fialho, youngnetwork