quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Hope

No dia 11, fiz treze anos a trabalhar na área da comunicação e com experiências diversas e enriquecedoras.
Em Agosto, havia dúvidas da data do lançamento de determinada marca em Portugal, algo em que os responsáveis pediram sugestão aos profissionais de comunicação.
A equipa que sabia que havia mão minha na entrada da marca na YoungNetwork decidiu aconselhar-se comigo.
Depois de estudarmos outros eventos já marcados, eu (elas não me deixam mentir), disse dia 11. Motivo principal: «porque sim, por uma questão de sorte».
Não sou muito de eventos sociais, mas pela amizade com a Daiana e o Manuel Pinto Coelho lá fui. Foi, como dizia o Correio da Manhã, um arraso.
De beleza (Helena Coelho irresistível), de classe, de qualidade da marca Hope a que se augura sucesso. Comentei no Ritz para o Paulo Baldaia e Ana Carreteiro que foi um lançamento de “jet set” e não de “jet quatro” que muitas vezes aparece a cirandar em muitas festas.
Hoje, penso que o dia em que entrei no jornalismo foi um dia de sorte. Sou um privilegiado por fazer aquilo que gosto. Do jornalismo, à comunicação política, à estratégia (o que hoje faço mais). Trabalhar numa agência de comunicação é um desafio diário e agradável que me fez regressar aos meus 25 anos. Pela motivação, ambição e espírito de conquista diária (hoje foi mais uma. Mas a discrição, não o silêncio, nesta área – política e public affairs – é a melhor conselheira).

Blog Action Day 2008

We are in

Grande negócio

Não estalam foguetes no ar, não há algazarra no bairro, gritos estridentes de vitória. Apenas o regozijo, o pequeno "yes" do punho cerrado. Clientes felizes, "que grande negócio estou eu a fazer".

Os líderes segundo Lee Iacocca

Lee Iacocca foi CEO da Chrysler e salvou-a da falência no início dos anos 90. No seu último livro editado pela Actual Editora, “Onde estão os bons líderes?” explica quais são os 9 C`s mais importantes para a liderança, e a sua justificação.

Curiosidade
Tem de ouvir aqueles que não se incluem no seu círculo dos “yes man”. Tem de ler vorazmente.

Criativo
Aventurar-se, mostrar vontade de fazer algo de diferente.

Comunicar
Enfrentar a realidade e dizer a verdade.

Carácter
Isso significa saber a diferença entre o que está certo e errado e ter coragem para tomar a atitude correcta. Lincoln disse «se quer testar o carácter de um homem, dê-lhe poder».

Coragem
A coragem no século XXI não significa pose e falsa bravura. Coragem é o compromisso de se sentar à mesa de negociações e conversar.

Convicção
Tem de ter paixão. Tem de querer realmente que algo seja feito. Fogo nas entranhas.

Carisma
É a qualidade que faz com que os outros o queiram seguir. É a capacidade para inspirar. Seguimos um líder porque confiamos nele.

Competente
Tem de saber aquilo que está a fazer. Mais importante do que isso, tem de se fazer rodear de quem sabe o que está a fazer.

“Common sense”
A última característica também fundamental.

Learning by Walking


Acção de team building da PressDirecto e da YoungNetwork na última sexta. Chamou-se Learning by Walking, teve lugar no Jardim do Museu do Traje e foi organizada pela MyChange (Maria João Martins, Teresa Fialho e Pedro Norton Matos).