segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Nação a ficar para trás - Apontamentos olímpicos (II)

Cruel, muito cruel.
Para quem acompanhou a maratona feminina, foi brutal a realização chinesa sobre Reiko Tosa.
A atleta japonesa, em esforço, a viver um suplício, a ser ultrapassada por todas as outras concorrentes, a ficar para trás…
Subliminarmente, um país rival (Japão) que está a ficar para trás (face ao poderio chinês) e a sofrer.
Mensagem subliminar fenomenal.

O leite holandês - Apontamentos olímpicos (I)

Temos tido momentos lamentáveis. Desde o cavalo que não se deu bem com o quadro electrónico ou o lançador Marco Fortes que diz que de manhã «só na caminha».
Agora reparem nas declarações de Paulo Frischknet (PF), presidente da Federação Portuguesa de Natação, na “Bola” de sábado, e que não fizeram manchete.
Em primeiro lugar diz que temos de «aproveitar os jovens vindos de Leste», o que é perfeitamente compreensível.
Depois, diz que Portugal só se pode «comparar a países como a Suiça, Bélgica, Irlanda e Grécia», também concordo.
Agora vem o descalabro.
Em termos de dimensão só a Holanda foge do grupo em que se insere Portugal. PF esclarece «que a qualidade do leite holandês explica, em certa medida, o êxito desportivo daquele país» (????).
Duas perguntas:
Como terão ficado os produtores de leite nacional?
Nos próximos quatro anos, na preparação das Olimpíadas de 2012, não se poderá importar e obrigar os nadadores portugueses a consumir fortes doses de leite holandês para ver se podemos atingir – pelo menos – uma final B, coisa que não conseguimos em Pequim?

Amorim com Tom Ford

Américo Amorim acaba de comprar 25 por cento da Tom Ford, a marca do ex-director criativo da Gucci que se tornou referência de luxo na roupa para homem nos Estados Unidos.
Tom Ford só tinha três lojas em Nova Iorque, Zurique e Milão. Com esta aquisição as próximas cidades a terem este privilégio serão Moscovo, Dubai e Pequim, o que diz muito sobre onde param as grandes fortunas.
Deixo a recordação da última entrevista que li do Tom Ford, nas páginas amarelas da Veja, há uns meses atrás.
Perguntaram-lhe: Poucos conseguem usar um terno sem gravata e manter a classe, principalmente com a camisa desabotoada a ponto de mostrar o peito. Qual é o seu segredo?
Resposta: «Confiança. Você pode usar qualquer coisa e ficar glamouroso, se for seguro de si. Vestir-se é uma forma de expressar a personalidade».
Esta é uma regra que é geral. Ter sempre confiança.