segunda-feira, 20 de abril de 2009

Jovens Consultores de Elevado Potencial

Jovens Consultores de Elevado Potencial (JCEP) é um projecto de formação prática, que mistura workshops - liderados por profissionais do sector da comunicação - com experiência on job. É uma ideia que gostaria de ver discutida por outras agências, professores, alunos, bloggers, relações públicas, pessoas da comunicação e todos os interessados. O projecto foi já apresentado a mais de 30 directores de agências de comunicação.

Se houver interesse por parte de pelo menos cinco a sete agências é para avançar este ano. Pela reacção dos meus homólogos ao contacto acredito que serão muito mais a aderir.

O JCEP não é de nenhuma agência, mas de todo o sector.

Gostaria de ter também o seu contributo. O projecto está detalhado no powerpoint abaixo.

8 comentários:

cjt disse...

Olá João, grato pelo e-mail.

É uma excelente ideia. Vem de encontro a uma necessidade existente, a de facultar aos recém-licenciados uma experiência em contexto laboral, mas de aprendizagem contínua.
Creio que tal vá servir também de meio de recrutamento privilegiado, já que as empresas aderentes poderão verificar a personalidade e potencial dos inscritos. Isso é também um factor a ter em conta.

Uma outra coisa seria também a inclusão, não só de agências de comunicação, mas também do restante tecido empresarial que possa estar interessado em profissionais de comunicação. Compreendo que essa é uma outra história, mas - por deficiência profissional de comercial - creio residir aí o suprimento de algumas necessidades do mercado, a par de uma oportunidade de negócio :-) (ok, já vi que não é para ganhar dinheiro, mas não podia deixar de dizer isto...)
De qualquer forma, é um excelente depósito de capital intelectual, o que pretendes por em prática.

E isto abre portas para muita coisa: a criação de task-forces de estudo de casos, de uma espécie de "think-tank junior" que trabalhasse, por exemplo, pro bono em instituições e ONG's, dando a necessária visibilidade, não só ao projecto, como aos seus executores e mecenas... mas já me alongo outra vez...

Seria bom, quanto a mim, fazerem algo do género "PR Open Mic", uma plataforma que não só partilhasse os conhecimentos entretanto adquiridos pelos instruendos entre eles próprios e as restantes empresas que não adiram ao projecto, mas também que desse a oportunidade a outros que, não estando presentes, pudessem aceder a algum do conhecimento e experiência obtidos nesta iniciativa.

Irei publicar post no meu blog e, se e quando achares oportuno, divulgarei o assunto junto dos professores.
Entretanto, vai disponibilizando mais dados: quais as empresas da "pool", quanto irá custar aos alunos que não forem bolseiros, quam dará a formação, os métodos e conteúdos, etc.

Fico a aguardar notícias, acho isto entusiasmante (embora eu não esteja no "target"...)

Abraço!

Telmo Carrapa disse...

Caro Rui,

Como disse quando vi esta apresentação pela primeira vez, tirando a condicionante do pagamento de 1.000 EUR para cinco participantes (valor que considerando o panorama económico-financeiro me parece excessivo), acho uma excelente idéia. Essa opinião foi transmitida imediatamente.
Abraço,
Telmo

Sampaio Maia disse...

João,
Excelente ideia! Podes contar com o meu apoio na vertente da comunicação desportiva!
abraço
RSM

Unknown disse...

Obrigado Carlos, Telmo e Ricardo. Estamos agora em fase de persuasão das agências para entrar e de discussão pública do esboço do projecto. à medida que vamos avançando iremos incorporar as ideias e a vossa disponibilidade. Obrigado. Abr. jd

Anónimo disse...

Uma óptima ideia, mas que só seria viável se os conhecidos como "escovas", "lambe botas" ou ainda, e simplesmente, "engraxadores" não existissem ou se aqueles que recebem as "escovadelas" tivessem ética suficiente para agirem com rectidão.

Assim, como ex-aluna e actual profissional, afirmo que muitas injustiças se farão através deste louvável projecto, pois os alunos com melhores notas nem sempre são os melhores, mas apenas aqueles com maior capacidade para, passa a expressão, "escovar"! Com este comentário espero não ferir susceptibilidades, mas tenho a certeza que muitos que o lerem me darão razão.

No entanto, a ideia é realmente boa. Uma mais-valia para aqueles que tiverem a possibilidade de a frequentar.

AP

buzzofias disse...

Viva João,

Os nossos comentários, como solicitados, já estão no blog. http://buzzofias.blogspot.com/

Abraço,

Buzzofias

Carolina Enes disse...

Ainda bem que "escapei" a este programa e a YN em boa hora "caçou" o meu talento, uma mediana aluna de 13!

Boa iniciativa mas o sistema de selecção dos candidatos por notas parece-me muito redutor.

Beijinhos e parabéns!

Anónimo disse...

Considero a ideia uma excelente forma de descobrir novos talentos mas tenho de concordar com alguns comentários já efectuados, relativamente ao financiamento e ao modo de selecção dos alunos.

A escolha dos melhores pelas melhores notas é de facto muito redutor. Todos nós sabemos que a melhor nota não representa o melhor cérebro.

Quanto ao financiamento do projecto, até aceito que seja necessário pagar a inscrição (para as salas, material, etc.) mas reverter a favor de outros alunos isso não. Uns pagam, outros não, uns recebem... Enfim, não me parece a forma mais correcta e mais justa de obtenção de verbas.
Sugiro que reformulem estes pontos.

Boa sorte para o projecto!

MC