terça-feira, 23 de junho de 2009

PR is different

Critérios de análise dos trabalhos da competição de relações públicas em Cannes: 30% de estratégia, 20% de execução, 20% de criatividade e 30% de resultados.

Rui Oliveira Marques (Meios & Publicidade)

Leão para melhor discurso em inglês: "In segundo time"

O Leão de melhor discurso em inglês vai para Joel Santana, treinador da África do Sul, com o trabalho "In segundo time". Tem condições para ir a Grand Prix. Veja com os seus próprios olhos.

A ouvir a conversa dos outros

Não é bonito, mas acabo de fazê-lo.

No intervalo entre dois seminários estou a ouvir o meu vizinho norte-americano, a relatar ao amigo, a sua aventura na Toscânia. Está chocado com o atraso que a partida do comboio registou em Itália - três horas e meia de atraso - e mais chocado ainda com a resposta dos italianos quando quis saber porque é que isso acontecia. "Não se preocupe, é mesmo assim. Está tudo bem!", descansaram-no.

É um facto que estudar a cultura de um país ou de uma tribo tem de ser prévio ao acto de comunicar.

Estejam atentos

É um mérito muito grande ganhar a competição dos Jovens Criativos em Cannes. Foi isso que conseguiram ontem Nuno Teixeira e Clara Darbandi-Tehrani. Primeiro tiveram de vencer a competição portuguesa dos Jovens Criativos e depois em Cannes, contra outras 33 duplas, ficaram em primeiro lugar. Este prémio significa que a Clara e o Nuno estão a caminho de se tornarem em nomes de referência da criatividade nacional. Estejam atentos ao seu percurso.

Rui Oliveira Marques (Meios & Publicidade)

Lugares comuns

Está aqui a lista das 10 frases que ninguém quer ouvir em Cannes no próximo ano. Na verdade, a lista das frases feitas pode ser aplicada a jornalistas e profissionais do sector da comunicação. Aqui ficam os meus lugares comuns favoritos:
1. ”It’s not about advertising, it’s about engagement.”
3. ”You don’t want to advertise, you want to have a conversation.”
5. ”Advertising is no longer a one-way process. The consumer can now talk back to you.”
7. ”Online banner and display advertising is a broken model.”
9. ”Social media is not a fad, it’s here to stay.”


Em 2008 Obama foi o tema central de várias conferências. A plateia dos seminários mostrava-se maravilhada com o case study do, na altura, candidato presidencial. Talvez por isso David Plouffe, o estratega eleitoral do agora presidente dos EUA vá marcar presença na edição deste ano do festival. A atenção da comunidade publicitária é capaz de ficar por aqui. Em 2010 o estado de graça de Obama já deve ter terminado.

Rui Oliveira Marques (Meios & Publicidade)

Somos todos animais




Já circula por aí o vencedor do grande prémio de imprensa de Cannes. Desta vez a culpa não é dos jornalistas. Parece que a escolha foi tão polémica que um jurado não se conseguiu controlar e divulgou o vencedor. Comentários nos bares de hotéis, nos blogues e no Twitter espalharam a notícia. Só amanhã é que haverá (ou não) confirmação oficial. Entretanto, a escolha parece ter agradado a muito poucos. Já há até um anúncio a gozar com o presidente do júri.

Rui Oliveira Marques (Meios & Publicidade)