quarta-feira, 6 de maio de 2009

Avô também é gente


Por muito geek que exista, a tecnologia será para o homem comum um meio para atingir o fim. Na comunicação igual. Compreendo o fenómeno que é sentir-se poderoso por ler muito sobre o Twitter, utilizar massivamente o Facebook e fazer o upload do video gravado pelo telemóvel directamente para o mundo, mas já perguntou a si próprio qual o seu objectivo?

Páre para pensar. O que pretende fazer? Que audiência quer endereçar? Só com objectivo e público definido se passa para o próximo degrau.

Aí, defina a estratégia e escolha os canais que sejam adequados e alinhados com os seus objectivos, a sua audiência e a sua estratégia. Sejam os canais online, 2.0 ou offline, opte pelos adequados, os que o seu público já conhece e está habituado (evite também criar canais de raiz, já que isso são duas tarefas: habituar o público primeiro, para depois chegar até ele).

Não vá em modas. Deixe isso para os amadores e ponha a tecnologia ao serviço dos seus interesses. Meta-a na ordem e ela que trabalhe para si. O meu avô também é consumidor e também vota. Dá opiniões e influencia. E não há forma de twittar para ele.

Jovens Consultores de Elevado Potencial no Marginante

O blog Marginante, que é a extensão do programa da Rádio Europa Lisboa (ou é o programa de rádio que é extensão do blog?), publicou uma nota sobre a entrevista que me fez sobre o Campus Jovens Consultores de Elevado Potencial. A entrevista passa amanhã e sexta, depois repete no domingo.

Obrigado ao Ricardo Belo de Morais pela oportunidade de apresentar o primeiro esboço deste projecto, que acredito que venha a ser uma referência no sector.

Agradeço também às várias agências que responderam afirmativamente e que estão motivadas para levarem o programa para a frente. Falta-me ainda falar com três ou quatro. Até ao final da semana enviarei a data para a primeira reunião de trabalho a todos os interessados.

Medir no Twitter

O Rodrigo escreveu ontem sobre o tema e aponta para uma fórmula publicada pelo presidente da Endelman. O artigo inclui ranking de popularidade, influência e "engagement".

Personagens

Sempre tive grande fascínio por Gordon Gekko (Michael Douglas em Wall Street) e o ícone da banca espanhola, Mário Conde.
Os dois estão de regresso, Oliver Stone convenceu Douglas a vestir de novo o papel do tubarão da finança, e, em Espanha, Mário Conde vai ser a estrela de um documentário sobre a sua vida. A sua ascensão e queda, a glória e os dias de prisão, e o rude golpe que foi a morte da sua mulher.
Espero que dediquem uns segundos à gravata da sorte de Conde, a dos elefantes com a tromba levantada, uma marca que ficou.