Há regras de base na boa comunicação: a coerência é uma delas.
Os pais de Maddie McCann seguem à risca o que dizem os seus especialistas de comunicação, a julgar por entrevistas suas no passado e também pelas mais recentes.
Dois dados novos para analisar:
- Kate chorou pela primeira vez em público na última entrevista, a uma tv espanhola. Foi genuíno ou alguém lhe disse para chorar? Se foi genuínio ninguém vai compreender porquê só agora, se foi a conselho de alguém cometeu um erro grosseiro. O sentimento será sempre: "agora já chora"; "agora que é suspeita já chora".
- "Se eu fosse mais gorda e tivesse mais peito, as pessoas seriam mais simpáticas comigo". É verdade. A expressão fria da cara de Katie não a ajuda. Mas pode ser uma característica sua genuína. A magreza e ausência de formas redondas, essas, são seguramente genuínas. Não se entende é o alcance das suas palavras, papagueadas de um consultor de comunicação.
Esperamos não ter que ver Kate amanhã, com dez quilos mais, e com duas copas de soutien acima. Na comunicação a cintura mexe, mas a espinha não dobra.
quinta-feira, 25 de outubro de 2007
Mexe mas não dobra
Publicada por Anónimo à(s) 16:22:00 2 comentários
Etiquetas: do fundo da comunicação, João Duarte, McCann, youngnetwork
Informa Miguel
É engraçado ver outro grande contestatário dos influenciadores, informadores e desinformadores a seguir a infame estratégia dos acusados.
Fiquei atónito. Será este o mesmo Miguel Sousa Tavares? Aquele que dá entrevistas para apresentar o seu novo bestseller? O autor de Rio das Flores, a história inspirada no bisavô do piloto da TAP? O que só deixou seis pessoas lerem o livro? O escritor que vai fazer a pré-publicação de trechos no gratuito Global Notícias?
A isto chamo estratégia mediática. Por sinal, bem traçada.
Publicada por Anónimo à(s) 08:35:00 0 comentários
Etiquetas: agÊncias de comunicação, do fundo da comunicação, joao duarte, Miguel Sousa Tavares, Tap
Desinforma Pacheco
Na terça escrevi que tinham ficado dois temas para comentar enquanto estive fora. O primeiro retratei no post Quem tramou Rogério Alves?. O outro segue agora.
Escreveu Pacheco Pereira, na Sábado da passada semana, que a partir de agora uma agência de comunicação instalou-se na Comissão Política do PSD, para influenciar e desinformar.
Não sou nada corporativo, pelo que não vou aqui assumir as dores dessa agência, tampouco as do sector. Existe (?) uma associação que poderia fazê-lo. Também não vou perder tempo a explicar que para influenciar, informar ou desinformar não é preciso nenhuma agência. Alô? As direcções de comunicação, os gabinetes de Imprensa, os assessores, e muitos outros, menos óbvios, também o podem fazer. Aliás, os líderes de opinião como Pacheco Pereira fazem-no. Todas as semanas.
Em nome de uma sociedade menos diabolizada, proponho que na revisão constitucional de Menezes se acabem com consultores de comunicação, advogados, conselheiros, marketeers, financeiros, médicos e outras profissões nesta linha, como comentadores por exemplo. Todos prescrevem, aconselham, influenciam.
Em nome de um cidadão cristalino. E de uma sociedade mais genuína.
Publicada por Anónimo à(s) 08:32:00 2 comentários
Etiquetas: agências de comunicação, do fundo da comunicação, joao duarte, Luis Filipe menezes, Pacheco Pereira, psd
Poupe papel, salve a floresta
Publicada por Anónimo à(s) 01:22:00 0 comentários
Etiquetas: do fundo da comunicação, joao duarte, WWF