terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Tendências das R.P. para 2009 versão 1.1

Como disclaimer inicial: é mais fácil comentar por cima.

O João Villalobos definiu no Imagens de Marca as tendências para 2009.

Concordo no essencial. E acrescento o meu contributo.

- Reputação, focalização nos objectivos, rentabilidade dos consultores e parcerias extravasam o ano de 2009, são estruturais.

- Prevenção e gestão de crise sim, mas não só. Aproveitar as oportunidades de crise. Da nossa e da dos outros. Leitura rápida e fácil do Marketing de Crise, de Martins Lampreia. Basta últimas 80/90 páginas.

- Trocava "consultoria, não assessoria" por consultoria, com assessoria.

- Na Web 2.0 é investir para colher mais tarde. A importância é crescente, a base muito pequena. Algum know-how do lado das consultoras, cliente ainda pouco receptivo. Será ano de envagelização. Próximos doze meses é para estar no vermelho aqui.

- Angola com muito potencial, mas risco e investimentos elevados. Negócio das RP com unidade de conta baixa, o que dificulta a entrada. Fazer a soma aos custos de escritório e de ter pessoas deslocadas lá (casa, segurança, motorista, etc.). Sem clientes âncora negociados antes de abrir a porta e/ou sem alguma parceria muito forte não vai entrar ninguém. Será preciso esperar pelo já certo aumento da oferta imobiliária para equilibrar com a procura e pela descida dos custos contextuais.

- Quem se tenha preparado com tempo, terá bom ano na comunicação política.

- Sustentabilidade e responsabilidade social serão afectadas pelo mau ano económico, mas continuarão a ser uma tendência forte da gestão de reputação.

Postalito de Bernie


O postalito de Boas Festas de Bernie Ecclestone (este da foto é falso) reaviva o escândalo sexual de Max Mosley, presidente da FIA, em Março último. O cartão exibe a jovem promessa do mundo porno, Max Mosley, o próprio, a chicotear o membro de uma das equipas. "O habitual castigo da equipa", lê-se no cartão.

Sentido de humor aqui.