Por Guadalupe Monfreitas*
A criatividade (quase) ilimitada que as novas tecnologias de informação permitem, pode ser a aliada perfeita ou tornar-se, simplesmente, a principal inimiga de uma marca ou personalidade. O grande desafio de comunicação passa actualmente por ter a capacidade de transformar eventuais situações de crise, que podem surgir pela disponibilização massiva de informação na internet, em oportunidades. De realçar o recente caso da Electronic Arts que aproveitou a divulgação de um erro no jogo ‘Tiger Wodds PGA Tour’08’ como eixo para o lançamento de uma nova versão do jogo.
O Youtube, com cerca de 71 milhões de utilizadores únicos, é apenas umas das crescentes plataformas que tornam as marcas mais vulneráveis mas, ao mesmo tempo, se bem aproveitadas, permitem uma rápida partilha de informação, nomeadamente em momentos de crise. Já se questionaram sobre as vantagens deste tipo de plataformas se utilizadas para difundir vídeos de resposta de forma imediata quando é despoletada uma crise? Controlo total das mensagens a transmitir, realização de pausas estratégicas para que seja possível a eventual utilização de excertos em televisão, timing e imagem, são alguns dos benefícios desta estrutura. Os padrões de comunicação tradicionais já estão alterados, pelo que agarrem a vossa oportunidade!
*Media Relations Coordinator YoungNetwork
Colunista convidada