segunda-feira, 22 de junho de 2009

Leo Burnett Lisboa ganha dois PR Lions

A agência lisboeta foi premiada nos trabalhos Cruz Vermelha e Rum Pampero. Acabo de vir do Palais onde entregaram os prémios, e entre estes dois gostei sobretudo do trabalho do Rum Pampero.

O trabalho mais badalado da noite foi o Best Job Ever, das ilhas australianas.

O maior dos orgulhos

A forma, o entusiasmo, a motivação da equipa da YoungNetwork está em níveis inacreditáveis.

Tenho de estudar melhor psicologia. Qual ida ao Rock in Rio qual quê? Estão no ponto que se qualquer dificuldade se coloca no caminho, vão por cima e ainda com mais força.

Até tenho medo de o dizer publicamente, mas atiram-lhes uma pedrinha que faz uma cócega no ombro e respondem logo de seguida com uma bala de canhão.

Não me quero repetir, mas liderar esta equipa é o maior dos orgulhos. Obrigado.

Quer falar com quem? Eu mesmo!


"Estamos num Loft em São Francisco e somos apenas 50 pessoas a trabalhar no Twitter. No outro dia ligou alguém que queria falar com o nosso relações públicas para a Europa. Olhei para toda a equipa e perguntei se alguém queria ser....Bom, talvez seja eu mesmo."


Biz Stone, co-fundador do Twitter, há minutos no Festival Cannes Lions

Os prémios de RP



E logo no segundo dia do festival de Cannes três competições foram encerradas. As listas de vencedores das competições de relações públicas, promoções e marketing directo já estão em alguns sites, apesar de haver um embargo que os jornalistas dos países latinos (eu incluído) teimam em não respeitar. Voltarei ao tema dos embargos depois.

Na primeira edição da competição de relações públicas, o presidente do júri, Tim Bell, não se mostrava preocupado com o facto das agências de publicidade dividirem aqui os prémios principais com as agências de relações públicas. “A lista de vencedores é uma reflexão de como são diversas as origens das relações públicas”, dizia-me há pouco.

Tim Bell é um verdadeiro senhor (e lorde) do sector da comunicação britânica. Trabalhou a comunicação eleitoral de Margaret Thatcher, é actualmente chairman da Chime Communications, mas continua a aconselhar os líderes de várias empresas e organizações. A organização do festival contava com ele credibilizar a competição de relações públicas. Vai ser um caminho longo. Olho para os vencedores e não consigo encontrar um caso de relações públicas tradicional. Aliás, muitos dos trabalhos vencedores em RP também foram premiados em promoções e marketing directo. É isso. É cada vez mais difícil traçar fronteiras na comunicação.

Rui Oliveira Marques (Meios & Publicidade)

F1 endereça centenas de milhões de pessoas

"F1 é o desporto mais visto todos os anos, só superado pelos Jogos Olímpicos e pelo Campeonato do Mundo de Futebol, mas esses só acontecem de quatro em quatro anos."

"F1 tem público muito jovem, comparado com futebol."

Dominic Reilly, Head of Marketing Williams F1, no Festival Cannes Lions

Nota: Os conteúdos relativos ao Festival Cannes Lions estão organizados na barra à direita. Carregue em Cannes Lions e terá aí toda a informação.

There is no way back

"A publicidade já não vai voltar atrás. Em 2013 estaremos abaixo da receita de 2004."

Marcel Fenez, Managing Partner, Global Entertainment & Media Practice - PricewaterhouseCoopers, no festival Cannes Lions

Tuga Beach: jantar marcado para quarta à noite

A comunidade magriça (e não só) tem ponto de encontro em Cannes. Na Plage Royal temos a Tuga Beach, uma iniciativa da Impression Global. Todos os dias há happy hour, com imperial Superbock, Mateus Rosé, tremoços, pastel de nata e café da Delta para rematar. Na quarta haverá jantar. Lá estarei.

Pode ler mais aqui e ali.

Aquele bar

Pode acompanhar as aventudas de Bontemp, jurado luso em Cannes, aqui.

Colunista convidado

A primeira notícia é já. Vamos ter um colunista convidado, um enviado especial, a escrever sobre o Festival de Cannes no nosso blog durante toda a semana. Trata-se de Rui Oliveira Marques, director-adjunto do jornal Meios & Publicidade, que relatará no do fundo da Comunicação alguns apontamentos e curiosidades do certame deste ano. Análises mais aprofundadas poderão ler na newsletter online do jornal e na edição em papel.

O Rui Oliveira Marques postará o que entender neste blog. De outra forma, a colaboração não teria qualquer interesse.

Siga os trabalhos dos Cannes Lions 2009 no do fundo da Comunicação.