sábado, 22 de agosto de 2009

- E hoje, o que vai ser senhor doutor?

Por Andreia Garcia*

Intitulam-se de especialistas mas nem sempre o são. Uma simples consulta de rotina, ao jeito de clínica geral, e algumas questões mais redundantes, são o suficiente para os decifrar.

- Mas... a receita hoje é a mesma?! Acho que já a aviei da última vez, senhor doutor!

Uma dose de criatividade, algumas ideias megalómanas e um orçamento de fugir à vista.

- Mas, e senhor doutor, não quer ouvir as minhas queixas desta vez?

Não vale a pena, a história é sempre a mesma.

- E é assim que funciona a comunicação pouco eficaz.

* Healthcare Coordinator
Grupo YoungNetwork

Três questões-chave…

Por Bernardo Alegra*

…que deve fazer antes de comunicar alguma coisa:

1. O conteúdo a comunicar é relevante para o seu público-alvo? Acrescenta valor? Se é mais do mesmo não se dê ao trabalho! Uma novidade tem de ser isso mesmo: novo e interessante.

2. Vai comunicar de uma forma única e memorável? Vai surpreender e deixar o seu contacto a salivar por mais? Sim, é verdade que muitas vezes basta usar os canais “tradicionais” tal como o seu concorrente, até porque o seu cliente está à espera que o faça. Mas você luta por estar tranquilamente entre iguais ou aspira ser “one in a million”?

3. Consegue criar empatia? Consegue criar uma relação em que dá, mas também recebe informação? Sabe ouvir o cliente e usar essa informação em seu proveito? As marcas intemporais estão umbilicalmente ligadas aos seus clientes: de ontem, de hoje e de amanhã! As que não estão…morrem!

*Director
YoungAd