quinta-feira, 29 de novembro de 2007

(E) Nós por cá…

… a chegar ao final de mais uma semana que passou a correr. Em destaque os highlights destes últimos 4 dias:

Terminou a Conferência europeia de doenças raras, organizada pela primeira vez em Portugal e assessorada pela YoungNetwork. O Governo, em linha com a Comissão Europeia apresentou as suas primeiras recomendações para esta temática. A proposta do Programa Nacional para as Doenças Raras vai estar em discussão pública até dia 31 de Janeiro e os objectivos são a prevenção, o diagnóstico precoce e o acesso adequado aos cuidados de saúde para estes doentes. Para cumprir estas metas, o Ministério da Saúde Português e a Direcção Geral de Saúde (DGS) propõem criar uma rede de referência com informação sobre doenças raras, através da qual seja possível partilhar conhecimento sobre as mais de 6.000 doenças raras «catalogadas».

Cerca de 30 meios de comunicação social acompanharam in loco este evento que se destacou pela enorme adesão de público nos dois dias em que decorreu.

Destaque ainda para o evento de apresentação da nova estratégia de comunicação das Pousadas de Portugal, que irão apresentar em 2008 novos produtos e serviços e um posicionamento assente no seu conceito RIF – Renovar. Inovar. Fidelizar.

As novas tendências dos consumidores portugueses, estudo desenvolvido pela TNS, foi outra das acções que assessorámos esta semana e cujas conclusões – como o facto de em média as famílias portuguesas dedicarem 66 dias por ano para fazer compras e gastarem 21% do seu orçamento em marcas de distribuição - servirão certamente para os alinhamentos dos planos de marketing de várias empresas.

Last but not least, “O Corrupto e o Diabo” é o novo livro de Paulo Morgado, que será apresentado hoje oficialmente no CCB. Através de um diálogo sarcástico e mordaz entre um Corrupto e o Diabo são debatidas as causas da corrupção, os seus actores e métodos de actuação. Livro de leitura obrigatória, que aborda este fenómeno de forma absolutamente diferente do habitual e que conta com o apoio de diversas personalidades como José Miguel Júdice, Pacheco Pereira, Faria Costa, Sérgio Figueiredo, entre outros.

E para a semana há mais!