sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Mas Menezes já tirou coelhos da cartola...

A "guerra" da política também se faz entre agências, apesar das poucas que existem que percebem de comunicação política.

Existem duas mais próximas dos dois principais aparelhos, e depois existem outras, como nós, mais equidistantes face aos diferentes partidos. Como nota de rodapé, trabalhámos neste último ano com CDS, PSD e PS nalguns projectos.

Mas como dizia, existem duas agências, uma tida como próxima do PS e outra tida como próxima do PSD. Surpreendentemente ou não, quem dá cartas aqui é Luís Filipe Menezes, que numa jogada de mestre, ainda antes de se anunciar como candidato a líder, já manietava, desde a sua cadeira em Gaia, a agência do opositor. Amarrou-a. Dali para os jornalistas não saem disparos directos contra ele.

Chapeau Menezes!

Agência agita PSD: vencedores e derrotados

A notícia sobre a "guerra" entre bancada parlamentar do PSD e direcção do partido por causa de uma agência de comunicação é tempestade em copo de água.

Situação: PSD quer “externalizar” a função de comunicação no grupo parlamentar.

Problema real: Nenhum. Mesmo contando que os gabinetes internos de comunicação de cada grupo parlamentar, de cada partido, de cada ministério são mais executores do que pensadores, faz grande diferença se o consultor é interno ou externo? Não serão o know-how e o talento melhores critérios de decisão?

Problema mediático: Má comunicação entre direcção do partido, agência e grupo parlamentar. Bem comunicada, a situação nem teria sido mediática. Para um resultado eficaz tudo deveria ter sido tratado sem holofotes, com o cuidado suficiente para não ferir egos.

Vencedores e derrotados:

Quem ganha

- Pedro Santana Lopes é o grande vencedor: faz finca-pé à direcção do partido, ganha apoios nos mendistas (que não querem as soluções de Menezes) e dá boa Imprensa ser contra as agências de comunicação;
- Governo/PS;
- Oposição interna a Menezes;
- Alguns dos que agora estão com Menezes.

Quem perde


- Luís Filipe Menezes é o grande derrotado: surge aos olhos do eleitorado incapaz de domar o grupo parlamentar e o partido. O Governo está num mau momento e é o próprio PSD que o vem salvar na praça pública com esta manobra de diversão. Perde em toda a linha;
- PSD;
- Agências de Comunicação: mais uma acha para a fogueira da má Imprensa que o sector tem, o que não deixa de ser perverso. Os eventuais responsáveis pela criação de boa Imprensa, são eles próprios vítimas de má Imprensa.

Quem ganha e perde


- António Cunha Vaz: perde, porque neste momento o que é mau para o PSD e para esta direcção do PSD é mau para o António; ganha porque está no centro das atenções, mostra poder e influência, duas mensagens valiosas no mundo da comunicação (e não só).

Novas oportunidades

Se estivermos atentos, todos os dias surgem oportunidades de negócio.
Hoje, deixo a minha sugestão: face ao que é mencionado pela Comunicação Social sugiro que se aposte na criação de empresas de bases de dados e organização de arquivos.

Quando ganhar à YoungNetwork é manobra de spinning

Queríamos que estes dias chegassem.
Há uns anos ninguém nos conhecia.
Há alguns anos ninguém nos convidava para concursos.
Há poucos anos ninguém fazia spinning com o nosso nome.
Agora todos nos conhecem.
Agora muitos convidam-nos para concursos.
Agora ganhamos muitos desses concursos.
Agora concorrentes melhoram reputação quando nos ganham em algum concurso.
Sabíamos que estes dias chegariam.
Lutámos por isto.