A "guerra" da política também se faz entre agências, apesar das poucas que existem que percebem de comunicação política.
Existem duas mais próximas dos dois principais aparelhos, e depois existem outras, como nós, mais equidistantes face aos diferentes partidos. Como nota de rodapé, trabalhámos neste último ano com CDS, PSD e PS nalguns projectos.
Mas como dizia, existem duas agências, uma tida como próxima do PS e outra tida como próxima do PSD. Surpreendentemente ou não, quem dá cartas aqui é Luís Filipe Menezes, que numa jogada de mestre, ainda antes de se anunciar como candidato a líder, já manietava, desde a sua cadeira em Gaia, a agência do opositor. Amarrou-a. Dali para os jornalistas não saem disparos directos contra ele.
Chapeau Menezes!
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
Mas Menezes já tirou coelhos da cartola...
Publicada por Anónimo à(s) 12:22:00 0 comentários
Etiquetas: agÊncias de comunicação, CDS, Luis Filipe menezes, ps, psd
Agência agita PSD: vencedores e derrotados
A notícia sobre a "guerra" entre bancada parlamentar do PSD e direcção do partido por causa de uma agência de comunicação é tempestade em copo de água.
Situação: PSD quer “externalizar” a função de comunicação no grupo parlamentar.
Problema real: Nenhum. Mesmo contando que os gabinetes internos de comunicação de cada grupo parlamentar, de cada partido, de cada ministério são mais executores do que pensadores, faz grande diferença se o consultor é interno ou externo? Não serão o know-how e o talento melhores critérios de decisão?
Problema mediático: Má comunicação entre direcção do partido, agência e grupo parlamentar. Bem comunicada, a situação nem teria sido mediática. Para um resultado eficaz tudo deveria ter sido tratado sem holofotes, com o cuidado suficiente para não ferir egos.
Vencedores e derrotados:
Quem ganha
- Pedro Santana Lopes é o grande vencedor: faz finca-pé à direcção do partido, ganha apoios nos mendistas (que não querem as soluções de Menezes) e dá boa Imprensa ser contra as agências de comunicação;
- Governo/PS;
- Oposição interna a Menezes;
- Alguns dos que agora estão com Menezes.
Quem perde
- Luís Filipe Menezes é o grande derrotado: surge aos olhos do eleitorado incapaz de domar o grupo parlamentar e o partido. O Governo está num mau momento e é o próprio PSD que o vem salvar na praça pública com esta manobra de diversão. Perde em toda a linha;
- PSD;
- Agências de Comunicação: mais uma acha para a fogueira da má Imprensa que o sector tem, o que não deixa de ser perverso. Os eventuais responsáveis pela criação de boa Imprensa, são eles próprios vítimas de má Imprensa.
Quem ganha e perde
- António Cunha Vaz: perde, porque neste momento o que é mau para o PSD e para esta direcção do PSD é mau para o António; ganha porque está no centro das atenções, mostra poder e influência, duas mensagens valiosas no mundo da comunicação (e não só).
Publicada por Anónimo à(s) 12:11:00 0 comentários
Etiquetas: agÊncias de comunicação, António Cunha Vaz, Luis Filipe menezes, psd, Santana Lopes
Novas oportunidades
Se estivermos atentos, todos os dias surgem oportunidades de negócio.
Hoje, deixo a minha sugestão: face ao que é mencionado pela Comunicação Social sugiro que se aposte na criação de empresas de bases de dados e organização de arquivos.
Publicada por Rui Calafate à(s) 12:02:00 1 comentários
Etiquetas: Comunicação Social, do fundo da comunicação, Rui Calafate, youngnetwork
Quando ganhar à YoungNetwork é manobra de spinning
Queríamos que estes dias chegassem.
Há uns anos ninguém nos conhecia.
Há alguns anos ninguém nos convidava para concursos.
Há poucos anos ninguém fazia spinning com o nosso nome.
Agora todos nos conhecem.
Agora muitos convidam-nos para concursos.
Agora ganhamos muitos desses concursos.
Agora concorrentes melhoram reputação quando nos ganham em algum concurso.
Sabíamos que estes dias chegariam.
Lutámos por isto.
Publicada por Anónimo à(s) 10:40:00 0 comentários
Etiquetas: do fundo da comunicação, joao duarte, spinning, youngnetwork