quarta-feira, 28 de maio de 2008

Causas da LPM

Fui de manhã assistir ao 1º aniversário do causas.net.
Um trabalho pró-bono da LPM, na área do conselho em comunicação, que integra diversas associações humanitárias e de participação cívica. Um projecto muito interessante, diga-se.
Fui porque - noutras iniciativas da LPM ainda não tinha podido comparecer, também - era um bom momento num bom espaço como é o Museu do Oriente e para ouvir o muito meu amigo Duarte Lima que ajudei também em 1997 e por quem tenho muita estima.
Homem de cultura superior e um homem solidário e amigo dos seus amigos.
Como sempre o faz noutros areópagos, Duarte Lima, pontua a sua experiência pessoal e o seu caso de vida com referências culturais variadas.
Citou François Léotard, da direita republicana francesa, «a política não pode fazer tudo». Reflectindo que muitas destas CAUSAS eram temas e bandeiras das forças políticas organizadas, no passado, mas que a sociedade civil soube “roubar”.
O problema, reforçaria eu, é que os partidos ainda não perceberam como reconquistar estas causas, e continuam a enredar-se em questiúnculas pouco interessantes para o cidadão que cada vez mais se está marimbando para eles.
Mas foi um bom momento e uma boa organização. O Causas.net é uma boa Causa. E num ano já passaram a 18 organizações, agora com a entrada do S.O.S Racismo (este cliente vai dar mais trabalho, concordo com o José Falcão).

Sem comentários: