terça-feira, 30 de setembro de 2008

Peneiras

Na comunicação, tal como em qualquer sector, os recursos são finitos, entre os quais os humanos. Por esta altura, não existem, no mercado, consultores experientes em quantidade e qualidade suficientes. É preciso formar mais, a começar por quem sai da faculdade.

Aqui, as consultoras líderes de mercado, e eventualmente todas as outras, podem ter um papel muito importante na formação de recursos. Também a APECOM deverá servir de plataforma conjunta – mais cooperação? – para os associados suprirem as falhas dos currículos académicos. A este propósito farei uma exposição, primeiro em sede própria, na associação do sector, e mais tarde, neste blog.

Esta formação de recém-licenciados que as consultoras podem puxar para si apresenta várias vantagens.

- Aumenta o número de consultores experientes com qualidade no mercado. Leva o seu tempo, e nem todos servirão. Os desafios colocados em cada função e a cada momento servirão de malha para peneirar os melhores. Mas no final com um enfoque contínuo na formação dos recém-licenciados, teremos melhores consultores com experiência no futuro. Da quantidade organizada descobre-se a qualidade.

- Potencial. Permite por esta via de recrutamento, descobrir pessoas de elevado potencial. Juntamente com formação, interna e externa, poderemos ter desde cedo, aqueles que serão os mais capazes do mercado, na nossa empresa.

- Aculturação. Dou muito valor a este factor. A pessoa estar integrada num ambiente que lhe é familiar, onde se sente bem, permite-lhe explorar melhor o seu potencial. Ora, a virgindade de quem sai da faculdade é um facilitador deste processo.

- Moldar o mercado. Formando e aculturando pessoas, algumas das quais seguirão carreira na empresa, outras procurarão oportunidades na concorrência ou no cliente, espalhará o nosso know-how e o how-to-do pelo mercado. Aí chegados - os consultores -, homogeneizará e aproximará os métodos dos clientes aos das empresas de consultoria.

- Potenciais clientes. Muitos dos que passarem por cada uma das agências ficarão umbilicalmente ligados à primeira experiência de trabalho. Quando no cliente, terão no top-of-mind o nome dessa consultora para eventual contratação.

Dada a escassez de recursos e as vantagens associadas ao recrutamento de recém-licenciados, o nosso Grupo seguirá recebendo e formando mais candidatos. O nosso maior sucesso será o de conseguir que alguns se tornem directores do Grupo.