Na comunicação, tal como em qualquer sector, os recursos são finitos, entre os quais os humanos. Por esta altura, não existem, no mercado, consultores experientes em quantidade e qualidade suficientes. É preciso formar mais, a começar por quem sai da faculdade.
Aqui, as consultoras líderes de mercado, e eventualmente todas as outras, podem ter um papel muito importante na formação de recursos. Também a APECOM deverá servir de plataforma conjunta – mais cooperação? – para os associados suprirem as falhas dos currículos académicos. A este propósito farei uma exposição, primeiro em sede própria, na associação do sector, e mais tarde, neste blog.
Esta formação de recém-licenciados que as consultoras podem puxar para si apresenta várias vantagens.
- Aumenta o número de consultores experientes com qualidade no mercado. Leva o seu tempo, e nem todos servirão. Os desafios colocados em cada função e a cada momento servirão de malha para peneirar os melhores. Mas no final com um enfoque contínuo na formação dos recém-licenciados, teremos melhores consultores com experiência no futuro. Da quantidade organizada descobre-se a qualidade.
- Potencial. Permite por esta via de recrutamento, descobrir pessoas de elevado potencial. Juntamente com formação, interna e externa, poderemos ter desde cedo, aqueles que serão os mais capazes do mercado, na nossa empresa.
- Aculturação. Dou muito valor a este factor. A pessoa estar integrada num ambiente que lhe é familiar, onde se sente bem, permite-lhe explorar melhor o seu potencial. Ora, a virgindade de quem sai da faculdade é um facilitador deste processo.
- Moldar o mercado. Formando e aculturando pessoas, algumas das quais seguirão carreira na empresa, outras procurarão oportunidades na concorrência ou no cliente, espalhará o nosso know-how e o how-to-do pelo mercado. Aí chegados - os consultores -, homogeneizará e aproximará os métodos dos clientes aos das empresas de consultoria.
- Potenciais clientes. Muitos dos que passarem por cada uma das agências ficarão umbilicalmente ligados à primeira experiência de trabalho. Quando no cliente, terão no top-of-mind o nome dessa consultora para eventual contratação.
Dada a escassez de recursos e as vantagens associadas ao recrutamento de recém-licenciados, o nosso Grupo seguirá recebendo e formando mais candidatos. O nosso maior sucesso será o de conseguir que alguns se tornem directores do Grupo.
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Peneiras
Publicada por Anónimo à(s) 09:57:00 0 comentários
Etiquetas: APECOM, do fundo da comunicação, joao duarte, recursos humanos, youngnetwork
Subscrever:
Mensagens (Atom)