quarta-feira, 1 de abril de 2009

Teles a avançar (2)

Reproduzi há uns tempos, sem referir fontes, a possibilidade de Miguel Ribeiro Teles ser o candidato institucional a Presidente do Sporting.
Mantenho, reafirmo e, para quem se preparou para lançar José Eduardo Bettencourt, que nunca foi candidato, deixo como, tecnicamente, se pode criar uma onda mediática favorável.
Depois de Bettencourt – muito próximo de Teles – dizer que não era, a Bola no domingo lançava três “novidades”:

. Miguel Ribeiro Teles nunca recebeu um tostão desde que está no Sporting (coisa que a plebe gosta)
. Miguel Ribeiro Teles é dos «maiores conhecedores de futebol do mundo» (que é o que a plebe também gosta)
. Miguel Ribeiro Teles avança com a necessidade de mais academias de futebol espalhadas pelo mundo (a plebe adora).

Na terça, já no «Correio da Manhã», Teles pondera candidatura. Pois…E com o apoio de todos os que gravitam em torno de Soares Franco.

Teles a avançar (1)

Neste domingo na Bola, Bettencourt fazia um alerta durante o Congresso leonino, em Santarém.
«A futura direcção terá de melhorar muitíssimo os aspectos de comunicação. Porque quando as pessoas são informadas normalmente decidem com bom senso».
Concordo em absoluto e vou resumir falando de quatro casos:

Braga – contratou Ricardo Lemos (ex-editor do Jogo), tem o Paulo Menezes, ex-Jogo, com o Carlos Freitas e a comunicação é das mais eficazes do mundo do futebol E ainda há coisas para melhorar, naturalmente.

Benfica – Tem um director de comunicação que faz perfil de seis páginas do Sol, deste sábado, e que mostra que João Gabriel é um homem da comunicação, com currículo vasto e rico (pode-se não gostar dele, mas o currículo ninguém o tira). E ainda tem o Ricardo Maia que tem passado no jornalismo.

Porto – Tenho uma grande admiração pela sua organização e simpatia por Pinto da Costa e pelo Antero Henrique. Além deles, tem uma agência de comunicação de topo e um director de comunicação, Rui Cerqueira. A comunicação funciona.

Sporting – não tem ninguém com currículo na comunicação (e não me venham com invenções) e o seu director de comunicação tem como especialidade a sua ligação com a Juve Leo, que é muito importante, mas não tem perfil nem currículo de comunicação. Constato apenas a verdade das palavras de José Eduardo Bettencourt. Sendo o sócio 7113 e ex-atleta do clube não gosto muito de falar de como o Sporting não tem um presidente de luxo desde João Rocha. E não tendo isso, também é natural que tudo falhe, nomeadamente a comunicação.

360º

Por Bernardo Alegra *

A questão central de qualquer plano de marketing é a distribuição do orçamento pelas diferentes ferramentas disponíveis. É uma questão fundamental a que muito poucos dão a devida importância decidindo com base na experiência passada ou, ainda muito frequente, com base na famosa intuição.

Voltemos ao básico: O que queremos comunicar? Quem é o nosso público-alvo? Como vamos comunicar?

Para responder à ultima questão temos que perceber onde está o nosso público-alvo e como, com quem e através de que canais é que este se relaciona. Estudando a fundo estas questões percebemos que a comunicação nos nossos dias é cada vez mais a 360º, ou seja, deve usar não uma mas um conjunto integrado de ferramentas e, mais importante, se se quer diferenciar tem de inovar, experimentar, ousar, porque só assim se consegue destacar da concorrência. O consumidor já não quer ser surpreendido, exige!

Assim, antes de decidir como vai aplicar o seu normalmente curto orçamento de marketing, pergunte-se como pode surpreender o seu cliente. Vai ver que tem à mão um conjunto de ferramentas cada vez mais vasto e com um custo por contacto muito reduzido.


* Director, YoungAd
Colunista Convidado