terça-feira, 20 de maio de 2008

O melhor do prémio

Tenho dúvidas do interesse que os prémios trazem para as consultoras de comunicação. O trabalho de relações públicas não enche os olhos dos júris, há muitas minudências que não são óbvias e que não se traduzem num outdoor nem num anúncio de tv. Acabamos por ver premiados não tanto os consultores, mas sobretudo os clientes e os projectos de grande visibilidade. Há um claro domínio da dimensão - quantidade - sobre a estratégia e a eficácia.

Neste caso específico nem se aplica tanto o que acabo de dizer, já que um blogue é uma ferramenta de comunicação mais tangível do que outras mais tradicionais. A própria peça concretiza a ideia e a estratégia.

Agora, uma coisa é inegável. Da maneira como foi recebido pela equipa, este prémio reforçou o orgulho de pertencer ao Grupo YoungNetwork.

Se assim é, estaremos na luta para novas conquistas.

do fundo da Comunicação arrebata Melhor Blogue de Comunicação 2007

Ontem ao final da tarde fui, com o Bernardo e com a Raquel, até ao Museu da Electricidade para assistir à Gala do Grande Prémio APCE 2007.

A YoungNetwork tinha concorrido com o projecto do fundo da Comunicação na categoria Blogue de Comunicação e os vencedores só seriam anunciados ali. Disputavam as 19 categorias dos prémios, além do nosso blog, outros 183 trabalhos. O júri composto por 20 pessoas, integrando um alargado conjunto de docentes da Escola Superior de Comunicação Social nomeou para finalistas da categoria Melhor Blogue de Comunicação 2007: a Galp, a Caixa Geral de Depósitos e a YoungNetwork - foi esta a ordem que surgiu projectada na tela.

..."eh lá! Não pensei que na nossa categoria pudessem aparecer galps e caixas", pensei primeiro e disse-o de seguida à Raquel e ao Bernardo.

...

"E o vencedor é...

...YoungNetwork, com do fundo da Comunicação".

...

Demorei uns segundos, que pareceram uma eternidade, a reagir e a caminhar até ao palco, onde depois de cumprimentar os presentes, esbocei uma tentativa de discurso que foi mais ou menos assim: "...erh...não trago um discurso preparado, mas não queria deixar de agradecer este prémio. Obrigado."

É isso que quero agora fazer, de forma menos atabalhoada. Quero agradecer a quem concebeu, a quem criticou para melhorarmos a concepção, a quem escreve, a quem sugere, a quem lê e a quem por aqui comenta. Faltou soar os vossos nomes ontem, para o agradecimento ser completo.

Obrigado.