sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A “spin doctor” do Governo

Manuela escolheu(?) o silêncio. Logo, as expectativas quando é anunciada uma sua intervenção são enormes.
O país está envolvido numa onda de crimes e de maus indicadores económicos, o que põe enormes dificuldades ao Governo.
Vive-se também, neste momento, um clima de tensão entre Belém e S. Bento.
E de que é que Manuela fala?
Do voto dos emigrantes.
Um “spin doctor” do Governo não faria melhor. Ao lançar um novo tema, consegue desviar a atenção dos principais assuntos que afectam os portugueses.
O Governo agradece esta intervenção.

Kagemusha de Kim Jong Il

Todos os meios têm falado do mistério que envolve o “Querido Líder” da Coreia do Norte.
Para mim, não passa de um louco com uma colecção de mais de 2000 mil filmes porno, com um regime anacrónico e com pouco futuro.
Tem-se falado dos sósias de Kim Jong Il, por ele não ter aparecido num desfile militar e porque observadores internacionais dizem que está morto desde 2003.
Em Portugal, chamou-se a “A Sombra do Guerreiro”, “Kagemusha (a sombra) no original japonês, um filme genial de Akira Kurosawa.
Nessa fita, só o neto descobre a farsa quando vai brincar com o avô, deixando toda a corte atónita. O camareiro disfarça começando a rir e prolongando esse gesto por todos os que estavam na sala.
Recomendo a edição especial, com Coppola e Lucas a contarem como apoiaram o projecto, mas sobretudo por algo que nunca vi tão perfeito.
Durante o tempo em que aguardou pelo financiamento, Kurosawa fez aguarelas do “storyboard” que ia dando aos seus mecenas e que recriavam o que ele queria ao pormenor para o filme que tem uma fotografia fenomenal. Num extra estão encadeadas as aguarelas de Kurosawa, deliciem-se.
Enquanto os norte-coreanos tentam sobreviver aos caprichos e loucuras do “Querido Líder”. São as vantagens da democracia.