quinta-feira, 15 de maio de 2008

Direito ao contraditório - Tenho dificuldade em acompanhar

O blog do fundo da Comunicação é informativo, mas sobretudo opinativo. Com base nas informações que lemos e ouvimos, fazemos a nossa análise e opinamos. Outras vezes, publicamos notícias de outros que nos parecem relevantes, e menos vezes, notícias próprias.

Tomamos, na maioria das vezes, o que lemos na Imprensa como bom, sem reconfirmar com os emissores o que os jornalistas escreveram, nem colocando as nossas dúvidas a essas mesmas fontes. Mesmo para um blogger há situações em que um telefonema ou um simples email pode evitar opiniões incorrectas.

Não o fiz para este post, mas José Manuel Costa, presidente do grupo GCI, tomou a iniciativa de me esclarecer.

Desta notícia tinha percebido que a TFI (empresa e marca) tinha-se autonomizado e passado a PR3D. Na realidade, o que aconteceu foi que a estrutura autonomizou-se, passou a chamar-se PR3D, mas a marca TFI permanceu no grupo GCI, assim como a sua fundadora Isabel Ribas e alguns clientes.

As notícias da integração da marca TFI no grupo, à luz deste curto parágrafo, já fazem todo o sentido.

Entrevistado domina

Ora aí está uma opinião que partilho, e que costumo verbalizar de outra forma perante os nossos consultores e clientes: "Quem domina a entrevista é o entrevistado e não o entrevistador".

Para a dominar, deve preparar-se previamente, com ajuda de bons profissionais de preferência, naquilo a que costumamos chamar de Media Training, que pode ser mais centrado no conteúdo ou na forma, consoante o meio utilizado, experiência do entrevistado, perfil do entrevistado e do entrevistador, mensagem a passar, etc..

Tenho dificuldade em acompanhar

É um cliché dizer que hoje tudo acontece muito rápido. Precisamos de pensar e agir no momento para evitar sermos "engolidos" pela mudança.

Tento acompanhar de perto a concorrência, recolhendo e retendo o máximo de informação que posso, para fazer uma análise o mais fidedigna possível.

Mas reconheço as minhas limitações para acompanhar tudo o que se passa. Mesmo no pequeno sector da comunicação as coisas andam muito depressa. Exemplo do que falo, já de seguida.

Dia 4 de Abril fiquei a saber por aqui que a TFI passou a PR3D, e que saiu do grupo GCI. Mas hoje, leio aqui e acolá que a mesma TFI, perdão PR3D, que tinha saído do grupo GCI, afinal vai desaparecer como marca - segundo desaparecimento em mês meio? - e ser integrada sob a "umbrella" GCI.

Não sei o que vos dizer. O mundo "gira" muito rápido.

YN entra na APECOM

O grupo YoungNetwork decidiu pedir a adesão à APECOM.

Comunicado oficial aqui. Uma das notícias ali.