segunda-feira, 30 de março de 2009

Hereges *

PIB mundial a contrair pela primeira vez em 50 anos, desemprego a crescer, empresas e pessoas em dificuldades. Combustíveis mais baratos e encargos com habitação muito mais baixos.

Crise. A crise. A crise que entra nas nossas vidas. A crise que os outros querem que entre na nossa vida. Os políticos, os profetas, os Media e todos os outros. A pequenez, a desinformação, a cobardia, o ónus de que tudo depende dos outros, dos tais, dos que decidem sobre a nossa a vida.

Basta! A nossa vida depende mais de nós próprios do que de Barack Obama. Centremo-nos no que cada um pode fazer por si, e em consequência por todos nós. Temos que trazer a mentalidade de volta para a-nossa-vida-depende-de-nós.

Não podemos desperdiçar um momento como este para dar a volta por cima. Temos que adoptar a postura do herege. A postura do que quer desafiar as regras, mudar o status quo, inovar e empreender. A postura do que sabe que a vida está na sua mão.

Acabem-se as desculpas para não agir. Mesmo que seja agir para falhar, ir abaixo, amachucar o ego, e logo, logo levantar-se, recomeçar, tentar de novo, e conseguir.

Os portugueses e Portugal têm um potencial imenso, e talvez tenha chegado a hora de dar o murro na mesa, de crescer, deixar de ser a eterna criança que ao Estado e aos outros pede tudo, mas que não tem a coragem de tomar conta do seu destino.

É tudo uma questão de atitude perante a vida. O ónus tem de estar em cada um de nós, não em factores externos a nós. A palavra até é do Presidente da República, mas ainda não a interiorizámos. As oportunidades que existem, e são muitas, não vão esperar para ser agarradas. Não nos resignemos. O tempo é de acção.


* Texto de opinião publicado por João Duarte na edição de Domingo, 29/03/09, do Jornal de Notícias. Pdf do artigo aqui.

Principal dificuldade do mercado de comunicação

. Nenhuma dificuldade será um obstáculo para vencer o desafio.

Principal desafio do mercado de comunicação

. Tornar a YoungNetwork o melhor e o maior grupo de comunicação português.

Tony lidera nos pagantes

Tony Carreira, o homem que, imune à crise, continua a platinar todos os seus discos. Segmentou os seus ouvintes e conquistou uma legião de fãs, com a grande vantagem destes não saberem o que é um mp3, nem descarregarem músicas da Internet. Tony lidera o segmento dos não-piratas.

Inventar a procura

Em Portugal, os números do investimento em publicidade caíram entre 35 e 40% nos primeiros dois meses do ano. A indústria da comunicação (inclui Media, publicidade, RP, etc.) tem de se re-inventar para responder à diminuição da procura tradicional. A solução é inventar uma nova procura, porque só com esta pode não interessar viver.