Por Sílvia Morgado*
200 anos depois do seu nascimento, o conceituado naturalista britânico, Charles Darwin, volta a dar que falar!
Pela positiva: na exposição «Evolução de Darwin» patente na Fundação Gulbenkian até ao dia 24 de Maio, uma viagem pela vida e obra do autor d'A Origem das Espécies, onde poderá ver uma réplica do famoso Beagle feita nas oficinas do nosso Museu da Marinha. Destaque também para a colaboração original com o Jardim Zoológico, que deu origem à galeria especialmente construída para o efeito, onde pode ver algumas das espécies observadas por Darwin: iguanas, tartarugas ou papagaios.
Num tom mais crítico: no simpósio internacional sobre o tema "O erro de Darwin e o que estamos a fazer para o corrigir", Ilha Terceira, Açores, de 19 e 22 de Setembro. O simpósio organizado por cientistas açorianos pretende contrapor a polémica frase proferida por Darwin aquando da sua visita à Ilha Terceira (inserida na célebre viagem de circum-navegação de cinco anos a bordo do Beagle): "Gostei imenso da visita, mas não encontrei nada digno de registo" e provar que os Açores são um verdadeiro laboratório que sustenta a tão contraditória e polémica “Teoria da Evolução.
Polémico, é verdade! Capacidade de abalar consciências ainda mais ou não tivesse Geoge W. Bush afirmado que a teoria criacionista devia ser ministrada nas escolas em paralelo com o evolucionismo. Não deixe de ler ou reler A Origem das Espécies.
*Directora de Consultoria, YoungNetwork
Colunista Convidada
terça-feira, 10 de março de 2009
Revisite Charles Darwin
Publicada por Anónimo à(s) 14:04:00
Etiquetas: Beagle, Charles Darwin, do fundo da comunicação, George W. Bush, Ilha Terceira, Jardim Zoológico, joao duarte, Museu da Marinha, youngnetwork
Sem comentários:
Enviar um comentário