sexta-feira, 25 de julho de 2008

10 Regras da assessoria de imprensa

Por Rui Calafate

1. Falar SEMPRE verdade

2. Conhecer a cabeça dos jornalistas e de com quem se trabalha

3. Ser acessível, mas duro q.b. no momento certo

4. Marcar posição no campo de acção. Isto é, o assessor é fundamental no canal de comunicação

5. O assessor nunca é a estrela, apenas um “filtrador” da estrela

6. Estar um passo à frente da notícia. Para isso, tem de ter muito mais informação. Ler muito, conversar muito. Informação é poder

7. Ter atenção constante aos pequenos pormenores. Os grandes problemas nascem de pequenos pormenores não analisados

8. Um bom assessor de imprensa não dorme e nunca está incomunicável

9. Ser astuto nos timings de comunicação e conhecer bem o espaço e o mercado mediático

10. E tem, sobretudo, de obter resultados. Sem resultados (um bom retorno de investimento do cliente ou boa comunicação – dentro dos objectivos estabelecidos - de quem se trabalha) não é possível a afirmação do papel do assessor

1 comentário:

Unknown disse...

Sem diminuir a importância desta suma em 10 mandamentos, sinto que por vezes em Portugal ainda existe falta de planos integrados de comunicação. A ideia da luta para a avalanche mediática é um dos exemplos da ausencia desse plano. Por isso considero que já é tempo de os assessores serem parte (ou o todo) de um plano de comunicação realista e não o tiro ás escuras, ou as chamadas aos amigos.
Na minha última visita a Lisboa e à mesa de restaurante com uma profissional de uma das agências mais conhecidas no mercado, fiquei perplexo. A pergunta durante a noite era como é que ela poderia chegar aos telejornais. Persistente ela chegou a pedir-me uns números de telemóvel. Na verdade o que o cliente necessitava era de um plano simples que abordasse os objectivos e públicos alvo e as formas segmentadas de distribuição.
Não existia tal ideia, nem plano. Existia um calendário mal amanhado de outputs.
Se me é permitido uma sugestão para o 11a regra para assessores:
Definir ou obter um plano de comunicação detalhado. O Press release é um tool num âmbito de uma estratégia e nunca o ponto de partida da batalha para notícias publicadas.