quarta-feira, 1 de abril de 2009

Teles a avançar (1)

Neste domingo na Bola, Bettencourt fazia um alerta durante o Congresso leonino, em Santarém.
«A futura direcção terá de melhorar muitíssimo os aspectos de comunicação. Porque quando as pessoas são informadas normalmente decidem com bom senso».
Concordo em absoluto e vou resumir falando de quatro casos:

Braga – contratou Ricardo Lemos (ex-editor do Jogo), tem o Paulo Menezes, ex-Jogo, com o Carlos Freitas e a comunicação é das mais eficazes do mundo do futebol E ainda há coisas para melhorar, naturalmente.

Benfica – Tem um director de comunicação que faz perfil de seis páginas do Sol, deste sábado, e que mostra que João Gabriel é um homem da comunicação, com currículo vasto e rico (pode-se não gostar dele, mas o currículo ninguém o tira). E ainda tem o Ricardo Maia que tem passado no jornalismo.

Porto – Tenho uma grande admiração pela sua organização e simpatia por Pinto da Costa e pelo Antero Henrique. Além deles, tem uma agência de comunicação de topo e um director de comunicação, Rui Cerqueira. A comunicação funciona.

Sporting – não tem ninguém com currículo na comunicação (e não me venham com invenções) e o seu director de comunicação tem como especialidade a sua ligação com a Juve Leo, que é muito importante, mas não tem perfil nem currículo de comunicação. Constato apenas a verdade das palavras de José Eduardo Bettencourt. Sendo o sócio 7113 e ex-atleta do clube não gosto muito de falar de como o Sporting não tem um presidente de luxo desde João Rocha. E não tendo isso, também é natural que tudo falhe, nomeadamente a comunicação.

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma pequena correcção, o actual director de comunicação do Sporting foi durante alguns anos director de comunicação dos CTT-Correios de Portugal. Quanto ao resto e mais concretamente sobre João Rocha... sem dúvida alguma.

Rui Calafate disse...

Bom dia, caro anónimo.
Eu sei disso dos CTT, mas antes disso foi o quê?
Como expliquei, todos os nomes que referi relativamente aos outros clubes têm currículo em comunicação. O director de comunicação do Sporting não tem currúculo em comunicação. E todos nós sabemos de como foi para os CTT no tempo de Carlos Horta e Costa que, como sabe, não correu particularmente bem.
Respeitando a pessoa em causa, naturalmente, mas de comunicação percebe muito pouco. Já quanto à Juve Leo - e bem - é especialista.
Cumprimentos