quarta-feira, 1 de abril de 2009

360º

Por Bernardo Alegra *

A questão central de qualquer plano de marketing é a distribuição do orçamento pelas diferentes ferramentas disponíveis. É uma questão fundamental a que muito poucos dão a devida importância decidindo com base na experiência passada ou, ainda muito frequente, com base na famosa intuição.

Voltemos ao básico: O que queremos comunicar? Quem é o nosso público-alvo? Como vamos comunicar?

Para responder à ultima questão temos que perceber onde está o nosso público-alvo e como, com quem e através de que canais é que este se relaciona. Estudando a fundo estas questões percebemos que a comunicação nos nossos dias é cada vez mais a 360º, ou seja, deve usar não uma mas um conjunto integrado de ferramentas e, mais importante, se se quer diferenciar tem de inovar, experimentar, ousar, porque só assim se consegue destacar da concorrência. O consumidor já não quer ser surpreendido, exige!

Assim, antes de decidir como vai aplicar o seu normalmente curto orçamento de marketing, pergunte-se como pode surpreender o seu cliente. Vai ver que tem à mão um conjunto de ferramentas cada vez mais vasto e com um custo por contacto muito reduzido.


* Director, YoungAd
Colunista Convidado

2 comentários:

Marco disse...

É, Bernardo. Essa é a visão correta e que muitos (mas muitos mesmo) empresários não têm. Penso que planejar o uso da verba a ser utilizada no planejamento de mkt seja mais importante ainda do que o próprio planejamento estratégico.
A meu ver, planejar é também criar uma estratégia de otimização plena do capital, da verba publicitária. Entra aí a questão que você mesmo aborda: "decidindo com base na experiência passada ou, ainda muito frequente, com base na famosa intuição.

Voltemos ao básico: O que queremos comunicar? Quem é o nosso público-alvo? Como vamos comunicar?"

Marco disse...

Desculpe, fiou grande e tive que dividir!

Além disso ainda há a questão mais que fundamental de um bom briefing. Há que se ter sempre em mente que publicitário entende de publicidade e não do negócio do cliente.
Comunicar algo relevante para alguém e da forma correta. Essa é a questão que só poderá ser resolvida com um briefing adequado. Estudar o cliente,a concorrência e o mercado é uma postura inevitável para um bom resultado no planejamento estratégico de marketing. É o básico que sempre ensinei em sala de aula.
Comunicação 360 graus é atualidade, ou melhor, é estar à frente da atualidade, é, preferencialmente, antever, surpreendendo o "cliente" (a empresa que nos contratou) e o "cliente" (consumidor final).
Certa vez li um artigo na rede, de um rapaz que se dizia publicitário e redator (posteriormente comprovei que não o era), no qual afirmava que a TV estaria já morta para a publicidade e que o futuro (que já havia chegado) era a internet e quem não trabalhasse ou pensasse dessa forma era "múmia".
Considerei esta uma postura extremamente deselegante, radical e, portanto, inadmissível em propaganda e marketing. Cada caso é um caso e se devidamente respeitado como tal, pode até virar um case. Toda e qualquer ferramenta, meio, veículo ou seja lá como convencionemos chamar as opções que temos para divulgar um produto, serviço ou idéia são válidos desde que sirvam para comunicar o que se pretende. E isso só vamos saber se estivermos devidamente informados sobre o target com o qual pretendemos falar e, obviamente, atingir, sensibilizar e last but not least, surpreender para levá-lo à compra do que estamos nos propondo a vender através da mensagem publicitária divulgada.
Ótimo post, portanto. Importante ser lido por empresários (clientes) e “empresários” (publicidade).
Um abraço do Marco.