Li hoje o dossier que a revista Briefing fez sobre consultores de comunicação.
O sector visto pelas agências, e relatado na Briefing:
- Acabou o choradinho de muitas consultoras. O mercado define o preço;
- Alguns, poucos, querem regulação (para concursos e preços);
- A assessoria mediática ainda é dos serviços mais procurados;
- A consultoria estratégica está em crescendo;
- Jornalistas económicos (Jornal de Negócios e Diário Económico) referem que as agências ajudam a organizar a informação, e que cabe aos jornalistas enriquecer a notícia ou procurá-la para além dessa fonte;
- Clientes têm recursos escassos que tolhem a criatividade;
- Há contas ganhas em concurso e outras por adjudicação directa;
- O modelo de remuneração vigente basea-se em horas e valor por tipo de recurso, em linha com outras disciplinas de consultoria;
- Dificuldade em contratar recursos humanos qualificados;
- Existe espaço para agências especializadas;
- Há promessas de internacionalização, mas não concretizadas, para já.
O que eu não li desta vez:
- O Press Release "morreu";
- Haverá concentração no sector.
sexta-feira, 2 de novembro de 2007
Dossier Consultores de Comunicação (I)
Publicada por Anónimo à(s) 13:10:00
Etiquetas: agências de comunicação, do fundo da comunicação, joao duarte, youngnetwork
Sem comentários:
Enviar um comentário