Quem está à espera de um texto lúgubre sobre o folhetim mexicano da família Mc Cann, não perca tempo.
Há uns tempos atrás, LPM (Luís Paixão Martins), atento, divulgava no seu blog a melhor campanha de RP em Espanha, no site especializado PR Comunicácion.
Eu atrevo-me a avançar a melhor campanha de assessoria mediática em Espanha. Há umas semanas, foi capa da revista do El Mundo, do suplemento de domingo em papel do “El País” e já tinha passado também pelo “ABC”. Falo do regresso do “matador” José Tomás.
Conjuntura:
.Na altura certa, no topo do “escáláfón” (ranking dos matadores de touros), retirou-se.
.Regressou agora, na menos taurina das cidades espanholas: Barcelona. E a Praça encheu (coisa rara) e saiu em ombros, com orelhas.
.Para “apoderado” (para quem não percebe destas coisas uma espécie de empresário) escolheu um ex-jornalista.
.Nunca abandonou, e nos perfis é sempre figura maior, o seu avô. Que lhe meteu o “bichinho dos touros e do Atlético de Madrid, a sua outra, e única, paixão.
.Tomás já tinha um toureio clássico, de risco, cada passe, um passo para o abismo. A emoção, o perigo constante. Tomás regressa a arriscar ainda mais.
Objectivo
.Torná-lo o quinto dos “evangelistas da tauromaquia”, juntamente com os históricos Joselito, Belmonte, Manolete e Ordoñez.
Estratégia
.Marca de Morte: criação de um mito: “A do toureiro que quer morrer na Praça”
.Criação de um ícone quase místico. Solitário, apegado ao lado patriarcal da família que só tem um pensamento: lidar touros.
Meios
.Perfis pessoais/Fotos artísticas acompanhadas de poesia. Exemplos:
«Para vivir se ve forzado a torear y para no traicionar lo que él entiende por toreo, rayar en lo más alto y ser el quinto evangelista solo tiene un sendero, que es atajo, horóscopo y, quizá, mortaja». Ou:
«Si los pitones no hieren el cuerpo glorioso de Tomás, por qué la carne mortal de este acaba en la enfermeria tan a menudo? Cuando José Tomás torea, el angel de la muerte está en la plaza».
Por tudo isto, a tauromaquia hoje é José Tomás. Praças cheias, sedentas de toureio sério e sempre na esperança de ver o quinto evangelista a perecer onde ele mais amaria: nos cornos do animal que respeita e venera.
PS1: Morreu o Fausto. Morreu um Amigo. Acabaram-se as conversas de política e sobre a Académica no Pedro V.
PS2: Vi com atenção que o meu ex-braço-direito, noutra área da comunicação política, João Reis, foi contratado por uma agência da concorrência. É um bom rapaz, sério e honesto, merece sorte
sexta-feira, 12 de outubro de 2007
Marca de morte
Publicada por Rui Calafate à(s) 17:59:00
Etiquetas: do fundo da comunicação, espanha, jose tomas, LPM, marketing, Rui Calafate, youngnetwork
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