Por Filipa Silva*
Na etapa de escolha e selecção das figuras públicas há vários factores que definem o seu valor, indo desde a exposição/projecção que têm na sociedade até ao seu trabalho ou vida pessoal. O valor dos famosos depende, assim, da maneira como gerem a sua imagem e carreira. As figuras públicas devem enquadrar-se nos valores e filosofia da marca e deverão ter uma imagem próxima do core target das marcas. Destaco, ainda, a importância de se saber muito bem qual é o público-alvo do evento para seleccionar de forma correcta as pessoas a convidar. Cada caso é um caso. [Ex: Se quero atingir um target de pessoas de 20 anos, não vou convidar uma actriz com 60 anos, por muito mediática que seja].
Em eventos é fulcral estabelecer uma relação idealmente próxima com as figuras públicas. Cabe-nos a nós tentar fazer com que os VIP’s “sintam a marca”. Acompanhá-los in loco durante todo o evento/festa, inseri-los no espaço fazendo-os sentir ainda mais VIP’s é tarefa de Relações Públicas.
É, no entanto, difícil a gestão da relação entre os jornalistas e as figuras públicas. Aquilo que para o cliente seria óptimo, para nós torna-se quase que impossível. É uma contradição que se sobrepõe a qualquer manifestação de talento ou mérito. É impossível conciliar as duas vertentes alcançando uma excelente performance nas duas em simultâneo. Conseguir figuras públicas privilegiadas da sociedade, ou seja, reconhecidos pelo grande público condiciona-nos, automaticamente, a presença de imprensa pois uma das condições que, muitas vezes, nos colocam é a “não divulgação” da sua presença à priori. Ou seja, muitas vezes sabemos que o tema será, no mínimo, motivo para capa, no entanto, não podemos utilizar esses trunfos. Caso contrário, perdemos contactos que poderão ser preciosos para o futuro, pois uma boa relação com as figuras públicas pode servir-nos como ponte para um excelente desempenho. Sendo o objectivo primordial dos clientes, obter o máximo de retorno nos Media, torna-se evidente que é fundamental gerir da melhor forma estes aspectos. Promover uma relação estreita com as figuras públicas, em prol do cliente, faz toda a diferença. Trata-se de uma questão minuciosa: conciliar um bom desempenho do RP, respeitando eticamente a visibilidade “controlada” dos VIP’s.
* Consultant
Grupo YoungNetwork
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
VIP: Valor de Imagem para o Produto? (ii)
Publicada por Anónimo à(s) 14:05:00
Etiquetas: do fundo da comunicação, filipa silva, Valor de Imagem, VIP, youngnetwork
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