segunda-feira, 27 de abril de 2009

Regras para entregar uma história a jornalistas (ou bloggers)

Para se relacionar com algum jornalista (ou blogger) e ter sucesso nos conteúdos que lhe entrega, o consultor de comunicação (relações públicas) deverá cumprir algumas regras.

Regras importantes antes de apresentar algum novo conteúdo a jornalistas (ou bloggers):

1. Identificar o meio onde escreve

- Que tipo de meio
- Histórico desse meio
- Que tipo de audiência
- Números de audiência

2. Identificar o jornalista (ou blogger)

- Que tipo de jornalista (ou blogger)
- Histórico do jornalista (ou blogger)
- Sobre que temas escreve
- Que tipo de abordagem utiliza

3. Ler jornais diariamente

- Pela Net ou em papel

4. Ler no mínimo 10 a 20 textos de um jornalista (ou blogger) antes de falar com ele

- Com 20 textos lidos já se consegue identificar bem o jornalista (ou blogger), temas e abordagem

5. Utilizar telefone, almoços, encontros, email, twitter, comentários de blogs para chegar ao jornalista (ou blogger)

- Contacto pessoal e por voz continua a ser muito importante

3 comentários:

Nuno Gouveia disse...

Algum caso de sucesso nesta abordagem? Ou pelo contrário, alguma coisa que correu mal?

Abraço...

Unknown disse...

Olá Nuno. Nem uma coisa nem outra. Este blog serve também para ser pedagógico. E este post insere-se nessa linha. Abr. jd

Nuno Gouveia disse...

Isso é verdade. E os leitores agradecem. Abraço