quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Conhecer o povo

Já escrevi que o marketing e a comunicação têm preceitos universais, mas depois a sua aplicação varia consoante a cultura e a tradição dos povos.
O caso mais visível do ano passado foi o que se passou em Itália. Walter Veltroni copiou integralmente a campanha de Obama, apoiado no slogan “Si, puó fare”. Foi dizimado e a esquerda ainda perdeu o seu reduto seguro que era Roma.
Ali, em Itália, como relatava o “El Mundo” deste sábado com um grande perfil – macho latino – de Sílvio Berlusconi, a sociedade é diferente e convive bem com este tipo de declarações: «durmo três horas por noite e dedico outras três horas a fazer amor», Berlusconi dixit.
No Brasil, numa atitude que motivou grandes protestos, durante o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, Lula atirou para a multidão preservativos.
Em qualquer parte do mundo não faltariam os críticos de tais aforismos e de tais gestos, mas o que é certo é que estes líderes compreendem o povo e alma dos respectivos países. Resultado: Berlusconi é PM e Lula tem 86% de popularidade quase no fim do segundo mandato. O melhor score de sempre.
É sempre importante estar sintonizado com o que o povo gosta, compreendê-lo, aprender a conhecê-lo.

Sem comentários: