The Wire é uma das melhores séries americanas dos últimos anos, com carimbo HBO. Sobre a luta constante entre polícias e traficantes de droga em Baltimore, estado de Maryland.
Na terceira temporada, que acho ainda não passou em Portugal, e que acabei de ver há dias, para lá de uma divagação psicológica de «como se pode proteger um homem de si próprio», aparece um consultor de comunicação a fazer um media-training (apenas uma ferramenta na actividade do conselho em comunicação) a um proto-candidato a “mayor”. Conselhos:
.Fale mais calmamente
.Tente fixar o olhar nos interlocutores
.Faça-os pensar que eles são importantes
.Use expressões quentes e abertas
.Nada acutilante que morda
Sempre defendi que os momentos de lazer são fundamentais para se ter boas ideias e aprender sempre algo mais. Recomendo “The Wire” por ser uma série genial e por se aprender muito sobre a natureza humana. A ciência-chave para um consultor de comunicação.
PS: Há duas semanas, o Carlos Martinho – um bom jornalista da “Briefing” – fez uma nota chamando a atenção de que os blogues de comunicação estavam a escrever pouco sobre comunicação. Referia-se, naturalmente, aos profissionais e com currículo no sector. Concordo com ele, faço também um “mea culpa” e prometo que, dentro da disponibilidade possível, entrarei mais por um campo em que posso dar algum contributo teórico e prático.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
A ciência-chave para um consultor de comunicação
Publicada por Rui Calafate à(s) 12:54:00
Etiquetas: conselho em comunicação, do fundo da comunicação, media training, Rui Calafate, The Wire, youngnetwork
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