Gosto destes duelos, quando os estrategas máximos das grandes campanhas se picam. Neste caso, sobre a palavra mudança.
Steve Schmidt, estratega de McCain, diz: «para Obama a mudança é uma palavra bonita, uma táctica de campanha, é uma estupidez».
David Axelrod, de Obama, diz: «o problema de McCain é que utiliza muito a palavra mudança, mas na prática as suas políticas resultam demasiado familiares. Isso não é mudança, é mais do mesmo».
Ambos os estrategas – estrategas à séria e que sabem mesmo o que é estratégia -, Schmidt mais tarde, já descobriram a palavra-chave destas eleições americanas.
Porque quem percebe de estratégia, rapidamente define e consegue arranjar um conceito, como antes expliquei aqui.
Agora, é matarem-se para mostrar quem é o melhor vendedor de mudança.
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Duelo de estrategas nos EUA
Publicada por Rui Calafate à(s) 11:14:00
Etiquetas: David axelrod, do fundo da comunicação, eleicoes americanas, Rui Calafate, steve schmidt, youngnetwork
1 comentário:
Hillary tinha tentado "experience" versus "change" de Obama, e foi copiosamente derrotada. Mccain parecia estar a enveredar pelo mesmo caminho, mas a entrada em cena de Steve Schmidt na campanha de Mccain veio introduzir uma nova narrativa nestas eleições.E a escolha de Palin serve nesta nova estratégia de "mudança", que foi ensaiada e colocara em prática na RNC.
Resta saber se o fenómeno Palin irá ser suficiente para convencer os americanos que Mccain pode mesmo "mudar" o status quo de Washington.
Abraço
Enviar um comentário