terça-feira, 19 de agosto de 2008

…e o Vice de Obama

Em poucos anos a população hispânica, asiática e afro-americana será mais de 55 por centos dos EUA. Porém, não me parece que Obama arrisque mais minorias (ou mulheres) na sua chapa.
Assim, o muito promovido hispânico Bill Richardson, governador do Novo México, fica de fora. Kathleen Sebelius, governadora do Kansas e filha do ex-governador do Ohio, John Gilligan também não é opção, pelo atrás referido.
A escolha para Vice será um branco. A dúvida existencial de Obama é se vai escolher alguém próximo dos eleitores que optaram por Hillary ou um homem experiente em Defesa e Política Internacional – o seu maior calcanhar de Aquiles.
Obama vai dar espaço na Convenção Democrata para Hillary falar e conta com isso agregar o seu eleitorado.
John Edwards é um novo proscrito da política americana, tal como foi Gary Hart, depois de reconhecer que tinha uma amante.
Joe Biden é perito em questões externas, mas a memória tem de nos ajudar a recordar que não aceitou ser escolhido por John Kerry para seu vice em 2004. E porquê?
Porque aconselhou a Kerry a escolha de….John McCain para derrotar W. Bush. Logo, agora não é a melhor altura, parece-me…
Evan Bayh é ex-governador do Indiana e Tim Kane é o governador da Virgínia, um estado tradicionalmente “vermelho” (republicano). Na sua divisa está “Leading the law” e seria um candidato mais duro à esquerda (este seria a minha segunda hipótese).
Logo, a minha primeira aposta vai para a área internacional, um homem já próximo de Obama, respeitável e credível e com idade mais madura: Sam Nunn.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não acredito que Obama escolha uma mulher, pois isso iria enfurecer ainda mais os apoiantes de Hillary. Acho que isso está fora de questão, e por isso, concordo que Kathleen Sebelius não é opção, apesar dos rumores das últimas semanas.

Tem havido um enorme buzz em redor de Joe Biden, mas escolher um insider de Washington poderá não ser boa ideia, numa campanha que assenta a sua mensagem em mudança e renovação de Washington. Evan Bayh, que está no segundo mandado no Senado, seria uma melhor opção no Senado. Bayh é um centrista, moderado e do Indiana, estado que pode votar Blue, além que foi apoiante de Clinton. Mas Bayh tem um grande calcanhar de Aquiles: foi apoiante da guerra do Iraque. Isso pode torná-lo um fraco candidato, na mensagem anti-guerra de Obama. Tim Kaine apenas é governador da Virgínia há 3 anos, e apesar de ser popular, não lhe são conhecidos grandes feitos. É um fiel apoiante de Obama desde o inicio, e isso pode dar-lhe vantagem. E poderia sempre contribuir para uma Virgínia Blue, algo que não acontece desde 1964. Aliás, tal como o Indiana.

A opção Sam Nunn tem sido várias vezes referenciada, mas está retirado da vida política há alguns anos, e poderia enfurecer a base liberal do Partido. É um velho democrata do Sul. Acrescentaria credenciais em política externa e “respeitabilidade” ao ticket. E poderia ajudar a obter bons resultados no Sul “branco”.

Eu considero que Obama não tem muitas hipóteses, e o mais provável é que escolha entre Kaine, Biden, Bayh ou Nunn. A grande surpresa seria Clinton, mas parece um cenário quase impossível de acontecer, pelos relatos que nos chegam dos EUA. De qualquer forma, parece-me que hoje ou amanhã saberemos esta escolha de Obama.