segunda-feira, 30 de junho de 2008

Nomes espertos

“Amanhã não me posso reunir consigo, é que às quartas estou na universidade.”

“A minha empresa está sedeada no Taguspark…”

“Trabalho em biotecnologia.”

“…o meu colega da Católica…”

“…agora estou na Jerónimo Martins…”

“Vivo na Expo.”

Há nomes que contêm em si muito informação, pelo que é usual utilizarmo-los com muita frequência nas nossas conversas. Podemos chamá-los de espertos porque funcionam como marcas e agregam um conjunto de informações sobre pessoas e/ou empresas, que queremos passar aos receptores.

Em termos de imagem não é a mesma coisa uma empresa ter morada na Quinta da Fonte ou em Tercena, assim como não é a mesma coisa dizer que se trabalha na Sonae (ainda que como estagiário) ou na Madeira Silva & Irmãos (como director).

Estes nomes, que são marcas, e que são espertos, têm tendência a surgir com naturalidade (!?) nas primeiras conversas que temos com os nossos interlocutores. É uma forma indirecta de nos posicionar, impulsionando o nosso estatuto.

1 comentário:

Anónimo disse...

João,

"Eu moro no Chiado"

"... estudei no Porto"

"... ah mas sou de Viana!"

;)

*Carochinha