segunda-feira, 17 de março de 2008

...Sarko, o verdadeiro

Deixo também às nossas colegas bloggers do Protocolo.com. pt, que costumo visitar, a possibilidade de um comentário a este post, como fiz com D. João VI.
Sarkozy criou um incidente diplomático na África do Sul, porque no momento de se brindar com o chefe de Estado africano, virou costas e só brindou com Carla Bruni, sorridente e apaixonado.
Em termos de protocolo, internacionalmente, foi trucidado. Mas qual será o remédio para um Presidente apaixonado, que se está marimbando para tudo menos para o seu umbigo e para a sua ex-top model?
Como actuaria um eficaz protocolo para evitar a má comunicação e a má imagem de um líder que acha a sua sombra mais importante que os seus congéneres?
Este é o verdadeiro Sarkozy. Impossível de mudar. Há políticos para quem, por muito que se insista – e às vezes insiste-se muito – os consultores de comunicação não contam.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Rui,
Lamento a resposta tardia, mas só hoje li o seu post (21/3).
O protocolo desempenha um papel importantíssimo nas relações internacionais, mas não resolve todos os problemas :)
Os profissionais de protocolo actuam sempre com o objectivo de facilitar a comunicação e não o contrário. Como nós tantas vezes dizemos o protocolo procura quebrar barreiras e não criá-las. O protocolo procura aproximar o anfitrião do convidado…
Creio que o Presidente Nicolas sarkozy é um político com características muito definidas e “impossível” de mudar… Já na campanha eleitoral referia: “Je crois que tout peut devenir possible.”
Um abraço e continuação de bons posts!
Susana Casanova