sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Iowa 1

Mudança é a palavra que comanda os resultados neste minúsculo estado americano.
À direita, Huckabee ganha estatuto de “front-runner”, ele que passou os últimos dias no Iowa com o “ranger do Texas”, Chuck Norris. E o grande derrotado, que vê milhões por um canudo e as aspirações a desvanecerem-se é Mitt Romney (nota:Vasco Pulido Valente dizia que ele seria o próximo presidente dos EUA, não esquecer, mas nunca me pareceu, porque entre republicanos tem elevados índices de rejeição por ser mórmon).
Não nos devemos surpreender com resultado de Giuliani, simplesmente porque ele foi o que menos investiu nestas primárias. A sua estratégia aponta para a super-terça-feira em Fevereiro.
Nos Democratas, a única hipótese de alguma emoção era a vitória de Obama. O que aconteceu. Tudo muito próximo, mas a média nacional dá dois para um de vantagem a Hillary.
Para quem viu em directo o processo de votação, como eu, a única coisa que se pode dizer é que foram várias as gargalhadas. Aquilo é a prova de que aquela democracia tem de mudar bastante. A América parou no tempo nestes “caucus”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Saudações,
Obama foi o primeiro candidato negro a vencer uma eleição primária(com muito de Oprah)nos EUA.É este 1 sinal de mudança ou 1 mero acaso?Nos EUA tudo é possível....