quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Recados

José Rodrigues dos Santos, em entrevista à Pública, do passado Domingo, voltou a criticar duramente a administração da RTP. Acusa-a de passar recados e ceder a pressões do Governo. De concreto só apresenta o caso da correspondente de Madrid, já reportado em 2004, e então avaliado pela extinta Alta Autoridade para a Comunicação Social. Escolher para o lugar a quarta classificada do concurso é estranho, mas proliferam exempos desses na administração pública e até nalgumas empresas privadas. Não parece um critério saudável, mas o exemplo de Madrid não é suficientemente forte para sustentar uma teoria da conspiração.

A RTP reagiu com abertura de um inquérito ou processo disciplinar, e em causa está já a continuidade do pivô à frente do telejornal no imediato, ficando para mais tarde a decisão de sair ou não da RTP. Eu aposto que José Rodrigues dos Santos não voltará a piscar o olho aos portugueses no canal de sempre.

Apesar de tudo, ingenuamente, Luís Marinho, actual director de informação, acredita que a credibilidade da RTP não está em causa. Na verdade a reputação fica sempre manchada por acusações como esta, provem-se ou não. O caso só não terá mais consequências para a RTP, porque, mesmo depois da Revolução de Abril, são recorrentes as delações sobre a instrumentalização dos canais públicos. Ora mandas tu, ora mando eu. Agora acuso eu, depois acusas tu.

Sem comentários: