quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Como queremos ser lembrados?

Na terça-feira, fiz doze anos a trabalhar em comunicação política, em diferentes áreas. A primeira lição de liderança que aprendi, de uma líder e mulher excepcional, foi a seguinte: “o Rui está na sua vida profissional para ser competente, eficaz, profissional, não para fazer amigos. Esses, já os tem do banco da escola e da universidade. Se fizer mais, melhor, mas nunca se preocupe com isso”.
É isso que devemos reflectir: queremos ser recordados como?
O porreiro, bom homem, simpático, mas mole, que não evolui e não sai da cepa torta e de quem ninguém lembra de nada relevante. Ou o duro – quando é preciso -, difícil, de quem nos podemos queixar, mas que dizemos que é um profissional excelente e de que daqui a 20 anos ainda nos lembramos por ter aprendido algo com ele?
Se se identificam com o primeiro modelo, típico do nacional porreirismo, do “modestinho”, ciumento, invejoso e que espalha as suas medíocres lamúrias pelos cantos obscuros de qualquer empresa, em vez de estar à procura de melhorar todos os dias, o meu conselho é que mudem, porque ainda vão a tempo. Ou então é porque estão no local errado.
Eu, há muito, que já aprendi a segunda opção. Prefiro ser lembrado assim.

2 comentários:

Anónimo disse...

de facto é um ponto para ser lido e relido.....o Nacional Porreirismo,o tu cá tu lá, o emprego (" Odeio a palavra emprego,trabalho trabalho") temos que ser recordados pelos Homens e Mulheres que nunca se resignaram ao aprender diariamente,que cada década que passamos mais responsabilidades temos ou teremos,e por vezes é fácil chegar ao topo.....mas ficar por lá!!!!! exige muito profissionalismo,espirito de sacrificio,lealdade.
temos que lutar contra os invejosos,contra os "cobardes anónimos"
mas ainda bem que há pessoas que querem ser lembrados pelo seu valor de trabalho pela sua formaçao e por uma virtude....que um bom numero 3 pode ser muito bem um numero 1 e vice versa!
FORTUNATO ALMEIDA JR

taparuere disse...

e arranjar um meio termo apoiado na verticalidade de princípios e valores?

Ser "amigo" para ser duro e dizer "falhas-te, vamos lá ver como é que a gente resolve a situação em conjunto"..?

será que dá ou devaneios utópicos de recém-licenciada?

;)