E logo no segundo dia do festival de Cannes três competições foram encerradas. As listas de vencedores das competições de relações públicas, promoções e marketing directo já estão em alguns sites, apesar de haver um embargo que os jornalistas dos países latinos (eu incluído) teimam em não respeitar. Voltarei ao tema dos embargos depois.
Na primeira edição da competição de relações públicas, o presidente do júri, Tim Bell, não se mostrava preocupado com o facto das agências de publicidade dividirem aqui os prémios principais com as agências de relações públicas. “A lista de vencedores é uma reflexão de como são diversas as origens das relações públicas”, dizia-me há pouco.
Tim Bell é um verdadeiro senhor (e lorde) do sector da comunicação britânica. Trabalhou a comunicação eleitoral de Margaret Thatcher, é actualmente chairman da Chime Communications, mas continua a aconselhar os líderes de várias empresas e organizações. A organização do festival contava com ele credibilizar a competição de relações públicas. Vai ser um caminho longo. Olho para os vencedores e não consigo encontrar um caso de relações públicas tradicional. Aliás, muitos dos trabalhos vencedores em RP também foram premiados em promoções e marketing directo. É isso. É cada vez mais difícil traçar fronteiras na comunicação.
Rui Oliveira Marques (Meios & Publicidade)
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